Seja o primeiro a compartilhar

Quantas formigas existem no mundo inteiro?

De acordo com um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, existem aproximadamente 20 quatrilhões de formigas espalhadas pelo mundo inteiro. Isso quer dizer que, caso os humanos decidissem entrar em guerra contra esses insetos, cada um de nós teria que enfrentar aproximadamente 2,5 milhões de formigas de uma vez só. 

Os números totais foram alcançados após a sintetização de mais de 500 estudos sobre a diversidade de insetos, cobrindo todos os continentes, principais biomas e habitats. A nova estimativa, feita em 2022, é praticamente o dobro do cálculo grosseiro feito anteriormente em 1994. Conheça mais essa história!

Peso das formigas no planeta

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Segundo o estudo produzido por pesquisadores da Universidade de Hong Kong, o número total de 20 quatrilhões de formigas representaria um peso de cerca de 12 megatons de carbono seco. Mesmo com essa quantidade assustadora, a biomassa global das formigas representa apenas 20% da biomassa total da humanidade.

Caso as formigas se unissem a outros insetos terrestres, no entanto, elas facilmente conseguiriam ultrapassar o peso total da nossa espécie. Inclusive, um estudo produzido em 2023 estimou que o peso fresco total de todos os insetos terrestres e artrópodes era de cerca de 1 bilhão de toneladas. 

Para métodos de comparação, o peso dos humanos está estimado em 400 milhões de toneladas, enquanto o do gado é de aproximadamente 600 milhões de toneladas. Ou seja, nós ainda podemos estar em desvantagem numérica em termos de populacionais, mas vencemos facilmente em relação ao peso.

Espécies de formigas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Um fato curioso sobre as formigas é que existem mais de 15 mil espécies e subespécies delas espalhadas por aí. E esse é apenas o número daquelas que são definitivamente conhecidas pela ciência. Sendo assim, estima-se que o número real de espécies desses insetos possa ser o dobro do que nós realmente sabemos.

As formigas são criaturas facilmente encontradas em todos os continentes da Terra, exceto na Antártica. Contudo, não existem espécies nativas encontradas até agora em locais como Islândia, Groenlândia, partes do leste da Polinésia e algumas outras ilhas remotas. 

Estudos estimam que quase dois terços das espécies de formigas estão localizadas em apenas dois ecossistemas: florestas tropicais e savanas. Considerando que existe uma falta de dados sobre as populações de formigas em partes da Ásia e da África, é provável existir uma grande lacuna de conhecimento em termos de diversidade desses animais. 

Acredita-se que as formigas tenham surgido no mundo entre 140 e 168 milhões de anos atrás, quando os dinossauros ainda perambulavam pela Terra. Durante o período Jurássico, caracterizado por um clima quente e úmido, elas acharam o cenário perfeito para aumentar sua população e assim foram continuando até hoje. Nesse período também surgiram as primeiras plantas com flores, fornecendo alimentos para que esses pequenos insetos pudessem prosperar e se diversificar. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.