Por que gatos têm a mania de lamber plástico e fitas adesivas?

07/07/2023 às 04:002 min de leitura

Para quem tem um gato de estimação em casa, provavelmente já sabe que eles podem ser criaturas famintas. Seja fome por ração, pelos deliciosos sachês de carne, a caça por passarinhos na janela ou simplesmente a vontade de comer plástico — é isso mesmo que você está lendo —, essas criaturinhas são imparáveis.

Alguns gatos são tão famosos por comerem basicamente tudo o que não deveriam que desenvolvem o hábito de lamber peças de plástico, fitas adesivas, moedas, fones de ouvido e por aí vai. E por que isso acontece? Para esclarecer essa dúvida, nós fomos atrás de explicações veterinárias para o tema. Veja só!

Desejo alimentar incomum

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Fitas adesivas e objetos de plástico parecem ser os petiscos mais inusitados que um gato poderia apreciar — principalmente por serem facilmente encontrados pela casa, como as fitas adesivas em uma caixa de papelão. Em entrevista ao Mental Floss, a especialista em comportamento felino Mikel Delgado afirmou que provavelmente existem razões médicas para os gatos comerem qualquer coisa.

“Gatos que lambem ou mordem fita podem ter uma condição chamada pica, que é uma condição de comportamento compulsivo que leva os gatos a mastigar e ingerir itens não alimentares”, diz ela. A pica é um transtorno sem causa conhecida, ainda mais porque ainda não existe muita pesquisa sobre o assunto disponível na literatura médica.

Até agora, os veterinários sabem que esse é um comportamento compulsivo que pode ser exacerbado pelo estresse, frustração ou regimes alimentares. Para gatos que sofrem da síndrome de pica, os médicos acreditam que determinar horários para as refeições possa ajudar no controle dos sintomas. 

Síndrome de pica

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Em termos gerais, um felino pode sofrer da síndrome de pica por basicamente qualquer coisa, desde gatilhos ambientais à distúrbios genéticos. Segundo Delgado, gatos que já apresentam um distúrbio digestivo prévio estão ainda mais passivos a sair tentando comer tudo que veem pela frente.

De acordo com o Manual Veterinário Merck, um livro de referência de cuidados com a saúde animal, raças orientais de gatos são as mais predispostas a desenvolver pica. Contudo, há quem acredite que a síndrome não seja a única explicação plausível para os hábitos alimentares curiosos dos gatinhos.

Na visão de Delgado, muitos bichanos podem se sentir atraídos pelas fitas adesivas pelo seu cheiro estranho, barulho curioso ou textura agradável. Além disso, é preciso considerar a possibilidade dos gatos simplesmente acharem divertido mexer com coisas que não deveriam.

Caso você perceba algum tipo de comportamento estranho nos hábitos alimentares do seu animal de estimação, a melhor coisa a fazer é tentar impedir esse comportamento, mantendo fora de alcance qualquer objeto que possa chamar atenção do seu pet. Comer itens pequenos ou não comestíveis pode ser prejudicial para a saúde dos animais, causar sérios problemas para o futuro e gerar contas terrivelmente altas de veterinário.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: