Ciência
09/07/2023 às 10:00•2 min de leitura
Os seres humanos estão acostumados a se colocarem em uma posição de prestígio em relação a qualquer coisa viva, inclusive "menosprezando" a inteligência de outros animais.
Alguns dos indicativos que mostram um ser inteligente são as habilidades de aprender com a experiência, usar conhecimento para manipular os arredores e a adaptação a novas situações, além de lidar com conceitos abstratos.
Essas são características inerentes aos seres humanos, e é por isso que consideramos que outras espécies, também ditas inteligentes, deveriam apresentar essas mesmas capacidades. Prepare-se para se maravilhar com as habilidades de alguns dos animais mais inteligentes do planeta!
(Fonte: Getty Images)
Assim como outros macacos, os orangotangos são capazes de usar ferramentas, aprender linguagem de sinal e estão inseridos em estruturas sociais complexas – que podem envolver até mesmo rituais.
Porém, com 97% de DNA igual ao dos seres humanos, o que destaca esses animais é a capacidade de compreender o porquê das coisas e as razões pelas quais elas acontecem. De acordo com a National Library of Medicine, os orangotangos também conseguem de medir os custos e benefícios das trocas de presentes e as consequências disso longo prazo.
(Fonte: Getty Images)
Esses mamíferos aquáticos são extremamente habilidosos, além de conseguirem de usar a ecolocalização para se comunicar com seus iguais, navegar por mares escuros e caçar.
O uso de ferramentas, caça cooperativa, construção social complexa e adaptação a diferentes ambientes são outras habilidades dos golfinhos.
Altamente capazes de aprender e imitar, a memória desses animais também é ótima, além deles terem noção de quem eles são e quais as suas identidades -- visto que se reconhecem no espelho.
(Fonte: Getty Images)
Quando se fala dos animais mais inteligentes do mundo, talvez eles não sejam os primeiros a passar pela sua cabeça. Mas não deixe isso te enganar! Os corvos têm grandes habilidades relacionadas à construção de ferramentas, além de possuírem uma vasta memória e grande noção de planejamento.
Eles mudam rotas de migração para evitar áreas perigosas, memorizam o caminho de caminhões de lixo e jogam nozes em estradas para que os carros quebrem suas cascas. Esses pássaros também são capazes de compreender conceitos abstratos e fazer planejamentos melhor do que bebês humanos.
(Fonte: Getty Images)
Esses animais possuem os maiores cérebros entre os invertebrados, compartilhando muitas características com os seres humanos.
Eles são capazes de planejar planos de fuga complexos e têm uma vasta memória de longo e curto prazo, que usam especialmente para retornarem aos seus habitats naturais. Os polvos também podem se localizar em labirintos e se destacam em experimentos de resolução de problemas.
Além disso, conseguem usar ferramentas e, na natureza, eles se disfarçam de pedras para se esgueirar no oceano, acompanhando a velocidade da água para criar a ilusão de que estão parados.
(Fonte: Getty Images)
Todo mundo conhece os papagaios por serem capazes de imitar e repetir frases emitidas por seres humanos. Esses animais também sabem resolver quebra-cabeças.
O papagaio-cinzento, contudo, se destaca ainda mais por conseguir distinguir formas, cores e compreender o significado de palavras -- não apenas repeti-las.
(Fonte: Getty Images)
Os porcos têm noção de reflexo a partir de uma idade mais jovem que os seres humanos. Além disso, são considerados ainda mais fáceis de treinar do que cachorros domésticos, sendo capazes de demonstrar emoção e empatia.
Apesar de serem associados à sujeira, eles são tão inteligentes que conseguem resolver quebra-cabeças, criar relações de amizade e aprender linguagem de símbolos simples.
(Fonte: Getty Images)
O cérebro de um elefante é o maior entre todos os animais terrestres, e estudos apontam que eles possuem tantos neurônios quanto seres humanos.
Apesar de serem sempre lembrados pela memória, também conseguem usar ferramentas, demonstram empatia, praticam altruísmo e são capazes de se reconhecer no espelho.