Desconhecidos por milhões de anos, dois novos tipos de toupeira são descobertos na Turquia

17/08/2023 às 04:002 min de leitura

Um estudo conjunto feito por pesquisadores da Turquia, Estados Unidos e Reino Unido recentemente identificou duas novas espécies de toupeira vivendo em terras turcas. Por meio de uma nova tecnologia de DNA, os cientistas confirmaram que as criaturas eram biologicamente distintas de outras toupeiras e haviam passado desapercebidas no passado.

Ambas as criaturas vivem nas regiões montanhosas no leste do país e são capazes de sobreviver a temperaturas extremas de até 50 °C no verão e menos de 2 metros de neve no inverno.

Achado científico

(Fonte: Ondokuz Mayis University/PA)(Fonte: Ondokuz Mayis University/PA)

As duas espécies novas receberam os nomes de Talpa hakkariensis e Talpa davidiana tatvanensis. Na Grã-Bretanha, apenas a espécie familiar Talpa europaea pode ser encontrada, mas mais a leste no continente existem várias toupeiras diferentes — muitas das quais têm áreas geográficas extremamente pequenas.

Foi assim que as pesquisas minuciosas começaram a ser feitas. Inclusive, o autor sênior do estudo e professor da Universidade de Plymouth, David Bilton, já foi responsável pela identificação de quase 80 novas espécies de animais ao longo da sua vida.

“Nosso estudo destaca como, em tais circunstâncias, podemos subestimar a verdadeira natureza da biodiversidade, mesmo em grupos como os mamíferos, onde a maioria das pessoas presumiria que conhecemos todas as espécies com as quais compartilhamos o planeta”, destacou Bilton em comunicado oficial.

De acordo com o estudo, a identificação dessas duas espécies aumenta o número de toupeiras eurasianas conhecidas de 16 para 18, sendo que cada uma delas possui ao menos uma característica genética e física distinta das demais. Os pesquisadores ainda ressaltaram que o estudo é extremamente importante pela dificuldade de se encontrar novas espécies de mamíferos atualmente — sendo que apenas 6,5 mil dessas espécies são conhecidas no mundo. 

Diferenciação entre espécies

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Para conseguir identificar suas últimas descobertas, os pesquisadores tiveram que estudar o tamanho e a forma de várias estruturas corporais usando análises matemáticas avançadas. Isso também permitiu incluir espécies de museus coletadas ainda no século XIX nos estudos.

Uma análise complementar do DNA das toupeiras e uma comparação detalhada com espécies conhecidas confirmaram a distinção das duas novas criaturas. Talpa hakkariensis é uma toupeira encontrada na região de Hakkari, no sudeste da Turquia. Ela foi identificada como uma nova espécie com morfologia e DNA altamente distintos das outras. 

Por sua vez, a Talpa davidiana tatvanensis foi encontrada perto de Bitlis, também no sudeste do país. Embora seja morfologicamente distinta das outras toupeiras, esse animal acabou sendo classificado como uma subespécie da Talpa davidiana, uma toupeira identificada em 1884. 

"Em meio a crescentes apelos para preservar a biodiversidade global, se quisermos proteger as espécies, precisamos saber que elas existem em primeiro lugar", disse Bilton. Na visão do pesquisador, não há dúvidas de que novas investigações poderão revelar que mais novas espécies de toupeiras permanecem desconhecidas na Turquia e em regiões adjacentes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: