Família de capivaras adota gato laranja em zoológico da Malásia

18/08/2023 às 10:012 min de leitura

Uma família de capivaras que vive no zoológico de Kuala Lumpur, na Malásia, ganhou um novo membro bastante inusitado. Trata-se de um gato laranja, adotado pelo grupo de roedores gigantes, união que tem gerado vídeos de sucesso no TikTok.

A curiosa relação entre as capivaras e o felino começou durante a pandemia de covid-19, quando muitas pessoas abandonaram seus pets. Sem família, o gato apelidado de Oyen foi parar no Zoo Negara, mais especificamente no recinto dos roedores.

Inicialmente, os profissionais do estabelecimento ficaram preocupados ao notar a presença dele. Mas isso logo passou, quando os cuidadores viram que o pet havia sido bem recebido e até comia com o grupo, mesmo que a sua dieta fosse diferente.

Predador carnívoro, o gato surpreendeu ao se juntar às capivaras na hora da refeição, devorando as folhas verdes servidas a elas. Oyen também passou a comer os pedaços de pão dados aos roedores, mostrando que estava decidido a seguir os passos da sua nova família.

Ajudando a pagar as contas

Não demorou para que os visitantes descobrissem a amizade entre as capivaras e o gato. Os turistas se surpreenderam com a presença do felino, e a amizade ganhou fama na região e em todo o mundo, com as fotos e vídeos virais.

Querendo ver de perto o companheirismo entre as espécies diferentes, muitas pessoas passaram a ir ao zoológico na tentativa de registrar suas próprias imagens. E a curiosidade tem feito a quantidade de visitantes aumentar consideravelmente, chegando a superar os números de antes da pandemia, segundo os administradores.

Dessa forma, a convivência entre o felino e as capivaras se tornou uma das principais atrações do Zoológico Nacional da Malásia. Isso contribuiu para a recuperação financeira do estabelecimento, que viu as contas ficarem no vermelho por conta das restrições provocadas pelo novo coronavírus.

Para agradecer ao gato e celebrar a amizade curiosa, os cuidadores adicionaram uma nova placa ao recinto, colocada em junho, facilitando também a identificação da atração. Agora, a área foi rebatizada como “Capivaras e Oyen”.

Monitoramento constante

Assim como os demais moradores do Zoo Negara, o felino tem a saúde monitorada. De acordo com o boletim médico mais recente, tanto os roedores quanto o seu novo amigo estão “saudáveis e felizes”, não havendo qualquer impedimento para que a parceria continue.

Outro detalhe citado pelos cuidadores é a mudança no comportamento de Oyen, que nem sempre se sentia bem ao lidar com os humanos. Mas as interações com os visitantes parecem ter ajudado, facilitando também o acompanhamento da sua saúde.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: