IA permite conversa com Jesus e outras figuras da Bíblia

22/08/2023 às 12:002 min de leitura

Em alguns momentos da vida, as pessoas se sentem perdidas, querendo bons conselhos. Infelizmente, nem todo mundo é bom conselheiro. Por isso, seria bacana poder contar um problema para uma pessoa caridosa, compreensiva e sábia, como Jesus Cristo, e obter uma resposta instantânea, não é mesmo?

Não. Eu não estou falando de fazer uma prece, mas de realmente obter uma resposta imediata de Cristo — ou mais ou menos isso. Acontece que um programador e empresário estadunidense chamado Stéphane Peter decidiu criar uma empresa que possibilitasse às pessoas conversarem online com Cristo.

A Catloaf Software é uma empresa de tecnologia com sede na Califórnia, nos EUA. O seu CEO usou a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) do ChatGPT para criar um sistema de mensagens em que a IA simulasse Jesus.

“Nós estimulamos a IA e dizemos: você é Jesus, ou você é Moisés, ou quem quer que seja, e sabendo o que você já tem em seu banco de dados, você responde às perguntas com base em seus personagens”, contou Peter ao site religioso Religion News.

Layout do sistema. Reprodução: Religion NewsLayout do sistema. Reprodução: Religion News

Se você não estiver precisando de conselhos, pode simplesmente conversar com Cristo ou com qualquer outra figura bíblica.

“Em vez de obter apenas um versículo diário da Bíblia, agora você tem a chance, por meio deste aplicativo, de conversar com Jesus ou qualquer outra pessoa da Bíblia”, explicou ele. 

Religiosos não aprovaram a ideia

Fonte: Getty ImagesFonte: Getty Images

A empresa convidou religiosos de várias vertentes do Cristianismo para testarem o aplicativo. Alguns disseram que o tom de voz de Cristo estava inadequado, considerado muito tenso. Outros reclamaram das respostas genéricas, que não traziam referências de versículos bíblicos.

De fato, a Catloaf Software não conta com nenhum suporte teológico e todas as respostas vêm do banco de dados do ChatGPT — o que não parece ser um problema para o CEO da empresa.

“Eu o atualizei para que ele falasse mais como uma pessoa normal e me assegurei de que não se esquecesse de que deveria obter dados da Bíblia. É um truque constante para encontrar o equilíbrio certo”, explicou ao mesmo site.

O aplicativo custa US$ 2,99 mensais e está disponível apenas para iOS e em inglês.

Na verdade, o aplicativo não é necessário

Por se basear no banco de dados do ChatGPT e usar essa ferramenta para gerar conversas, qualquer pessoa poderia propor à IA que ela fingisse ser Cristo e respondesse às perguntas se baseando na Bíblia Sagrada — e nós fizemos isso!

Perguntamos ao ChatGPT, se passando por Cristo, qual era a sua opinião sobre pessoas ou sistemas que fingiam ser Jesus, ao que ele disse: "A questão de pessoas ou sistemas que fingem ser eu é uma situação complexa. A Bíblia adverte sobre falsos profetas e ensinamentos enganosos que podem surgir. Em Mateus 24:24, é dito: 'Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos'".

"No contexto tecnológico atual, a criação de sistemas que simulam minha persona levanta questões éticas e espirituais. É importante discernir a verdade e não ser enganado por imitações. Apegue-se aos princípios fundamentais do Evangelho e à Palavra de Deus para orientação e discernimento", afirmou Jesus, digo, o ChatGPT.

É possível simular outras figuras sagradas, como Buda. O ChatGPT só não aceita simular o profeta Maomé, pois qualquer representação do profeta é considerada ofensiva para o Islamismo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: