Gatos gostam de ser beijados por seus donos?

09/09/2023 às 08:002 min de leitura

Beijos são uma demonstração de afeto entre humanos, mas é comum ver pessoas que acabam beijando seus pets ocasionalmente. Cachorros aparentemente reagem de maneira bem tranquila a esse gesto de carinho, mas o que será que os gatos pensam sobre o assunto?

Vamos falar sobre essa questão para que você possa definir se essa forma de afeto é válida ou não para o seu mascote.

Gatos aceitam beijos de humano como forma de afeto. (Fonte: GettyImages)Gatos aceitam beijos de humano como forma de afeto. (Fonte: GettyImages)

Como o gato reage ao beijo humano?

O primeiro ponto a ser observado nessa questão é que o gato, como qualquer outro animal, vai dar indicativos para demonstrar se ele está gostando ou não de receber beijos. 

"Beijar seu gato com os lábios não é algo que ele vai compreender ou até mesmo reconhecer tal ação como algo que faz parte de um conjunto muito específico de suas características", explicou Stepnehn Quandt, fundador da Stephen Quandt Feline Behavior Associates, em entrevista ao site Reader's Digest.

"Gatos são capazes de analisar a nossa linguagem. Se formos gentis com eles no momento do beijo, há uma chance de que isso ajude a fazer com que eles aproveitem essa demonstração de carinho", continuou Quandt. 

É preciso respeitar o espaço do gato para demonstração de carinho. (Fonte: GettyImages)É preciso respeitar o espaço do gato para demonstração de carinho. (Fonte: GettyImages)

Personalidades individuais

Ainda que seu gato seja favorável a algumas demonstrações de afeto envolvendo beijos, é sempre importante perceber que, em um determinado momento do dia, ele pode não externar muito interesse ao ser beijado por uma pessoa.

"Isso vai depender de como o gato foi socializado com humanos quando era mais novo, o quão confortável ele está com a questão de ir ao colo de alguém e o relacionamento com a pessoa que está tentando beijá-lo. Além disso, gatos tendem a aceitar mais beijos de pessoas que ele conhece bem ou tem um relacionamento forte", comentou Janna Skinner, especialista em comportamento animal no Arizona Animal Welfare League, ao site Reader's Digest.

Por fim, ainda que essa prática de dar beijos seja bastante comum para nós, humanos (e alguns gatos não têm problema com isso), o mesmo não pode ser dito sobre essa mesma troca de afeto entre felinos - afinal, eles não se beijam para demonstrar que gostam de outro gato, e preferem esfregar suas cabeças como uma forma de transmitir carinho a outro da mesma espécie.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: