Estilo de vida
25/08/2023 às 10:00•2 min de leitura
O Zoológico Thomas Belt Juigalpa, na Nicarágua, ganhou a atenção do mundo nos últimos dias por conta de um feito incomum: uma puma deu à luz a um filhote albino, algo extremamente raro de acontecer.
Segundo as informações divulgadas, tanto o bebê quanto sua mãe passam bem e, ao menos por enquanto, estão em uma área reservada do zoológico para evitar contato com outros animais e até mesmo com visitantes.
"Estamos tomando todas as medidas que podemos para garantir que ele esteja o mais saudável possível com sua mãe. Estamos felizes por presenciar isso porque não é o tipo de coisa que se vê com frequência", comentou Carlos Molina, veterinário do zoológico, ao site AFP.
Puma albino tem outros dois irmãos que nasceram com coloração normal; (Fonte: Reuters)
Por padrão, geralmente o pelo de pumas logo ao nascerem é marrom-claro ou mais avermelhado com marquinhas pretas. No caso deste filhote albino, ele sofreu algum tipo de mutação genética, o que acabou alterando a sua coloração.
O caso é o primeiro a ser registrado na América Central, sendo que em todo mundo há apenas quatro animais da espécie nessas condições. Além disso, já foi mencionado que ele será colocado em uma área visível para o público do zoológico quando completar três meses de vida.
"O diretor do Thomas Belt Zoo informa as famílias de Chontales, Nicarágua, e a mídia que, com base nas recomendações do veterinário da nossa instituição, o acesso está sendo restrito no local em que o puma filhote nasceu com a rara condição", diz uma mensagem publicada pelo zoológico em sua página no Facebook.
"Somos uma instituição comprometida com o bem-estar animal, e estamos fazendo o possível para oferecer as melhores condições que o filhote precisa para sobreviver. Esperamos poder permitir que você possa apreciá-lo em breve", finaliza o texto.
(Fonte: Reuters)
Além do puma no zoológico na Nicarágua, há outros casos de animais albinos ao redor do globo. Em abril deste ano, por exemplo, o mundo pode ver um golfinho albino enquanto passeava com sua mãe perto de uma área em que acontecia um casamento na costa da província de Eastern Cape, na África do Sul.