Por que só temos 10 dedos?

08/09/2023 às 02:002 min de leitura

É engraçado pensar que a evolução nos deixou com somente dez dedos nas mãos e nos pés, não é mesmo? Às vezes, dá vontade de ter uns dedinhos a mais, seja para digitar mais rápido ou para segurar mais sacolas. Mas será que a gente poderia resgatar os dedos extras de volta?

Os bichinhos de quatro membros do passado, chamados de tetrápodes, tinham dedos a mais. Alguns deles, como os do gênero Acanthostega, que viveu 360 milhões de anos atrás, chegavam a ter até 8 dedos em cada membro, algo conhecido como polidactilia. Só que, em um intervalo “curto” de 15 milhões de anos, os tetrápodes decidiram que 5 dedos por pé era o suficiente.

Mas por que essa redução repentina em termos evolutivos? Além de evitar a necessidade de contar mais números regressivamente na virada do ano, pode ser que algumas mudanças nos membros e no ambiente tenham tido um papel nisso. Os cientistas acreditam que os tetrápodes do período Devoniano Superior preferiam o chão firme e desenvolveram ossos nas patas que tornavam a caminhada terrestre mais tranquila. 

Já os primeiros tetrápodes, como os Acanthostega e os Ichthyostega, tinham um osso em forma de L nos membros, que talvez atrapalhasse o seu caminhar na terra. Mas, se considerarmos que eles passavam mais tempo perto da água, faz sentido que eles não precisassem de pernas flexíveis naquele momento.

E como a redução de dedos e mudança nos ossos aconteceu mais ou menos ao mesmo tempo, pode ser que ter menos dedos também tenha ajudado na adaptação à vida terrestre. Mas, por enquanto, isso é só uma ideia – os especialistas não têm muitas provas fósseis.

Com mais dedos, a contagem seria diferente. (Foto: Pixabay)Com mais dedos, a contagem seria diferente. (Foto: Pixabay)

Será que dá para ter dedos extras de volta?

Agora, falando de nós seres humanos, será que um dia a gente poderia ter de volta nossas extremidades extras? A ciência diz que provavelmente não – pelo menos não por meio da evolução como conhecemos. Uma regra famosa da biologia, chamada Lei de Dollo, diz que, uma vez que um organismo perde uma característica complexa, é difícil ela voltar.

Mas olha só: na vida real, estão aparecendo umas exceções a essa regra. Em 2017, cientistas acharam um lagarto que tinha conseguido de novo a habilidade de botar ovos. Só que eventos assim ainda são bem raros!

Agora, se você não quer esperar na fila da evolução, teoricamente daria para mexer nos genes que ajudam a formar os dedos. Só que mexer nisso pode não ser uma boa ideia, afinal os genes influenciam muitas outras coisas do corpo. O risco de ganhar mais dedos e talvez uns chifres ou algo completamente inusitado permanece. Enquanto a evolução segue seu curso e os cientistas não dão um jeito de trazer de volta nossos dedos, dá para fazer muita coisa legal com nossos dez dedinhos, não acha?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: