Animais podem dar à luz a gêmeos?

22/09/2023 às 06:302 min de leitura

Pais de gêmeos enfrentam uma tarefa bastante complexa. Enquanto as felicidades virão dobradas com a descoberta de um segundo filho, as despesas também acompanharão o mesmo ritmo e a dor de cabeça pode ser grande. Mas enquanto ter múltiplos bebês é algo relativamente "raro" entre humanos, isso é algo completamente comum no mundo animal.

Para muitas espécies na natureza, ter vários bebês ao mesmo tempo faz parte do processo natural da vida. Uma ninhada de leitões, por exemplo, pode ter até 11 ou mais porquinhos de uma só vez. Porém, será que todos os irmãos animais que compartilham o mesmo aniversário também podem ser chamados de gêmeos?

O que são gêmeos?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Antes de entendermos se animais podem dar à luz gêmeos, precisamos entender qual o significado dessa palavra. Em termos gerais, gêmeos são definidos como dois filhos da mesma gravidez. Nesse sentido, existem duas possibilidades: em primeiro lugar, eles podem ser idênticos, o que significa que vieram de um único espermatozoide que fertilizou um único óvulo. Então, esse óvulo se dividiu em duas células separadas que se desenvolveram em dois bebês iguais.

Mas os gêmeos também podem ser fraternos. Isso acontece quando dois óvulos separados são fertilizados individualmente ao mesmo tempo. Cada gêmeo fraterno possui seu próprio conjunto de genes da mãe e do pai. Um pode ser homem e outro pode ser mulher. Logo, esses gêmeos são tão semelhantes quanto irmãos de dias diferentes.

Já no mundo animal, cada espécie tem seu próprio número padrão de descendentes por nascimento. Até mesmo entre raças de cães, o número de filhotes pode variar, sendo que raças menores têm em média três filhotes por ninhada, enquanto raças grandes normalmente têm mais de sete filhotes por ninhada. 

Filhotes da mesma ninhada são gêmeos?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Agora que você sabe o que gêmeos são, podemos afirmar: muitos animais, de fato, dão à luz gêmeos. Porém, uma pergunta mais complicada é se esses bebês serão gêmeos idênticos ou fraternos. A resposta para esse questionamento também costuma depender bastante sobre qual animal estamos falando.

Cães e gatas, por exemplo, ovulam vários óvulos ao mesmo tempo. A fertilização de óvulos individuais por espermatozoides distintos de um macho produz múltiplos embriões. Logo, é mais comum e provável que os nossos animais domésticos gerem gêmeos não idênticos ou fraternos — embora alguns filhotes sejam muito parecidos.

Inclusive, biólogos acreditam que gêmeos idênticos são muito raros na maioria dos animais. Contudo, como alguns irmãos são tão parecidos, muitas vezes é preciso realizar testes de DNA para confirmar se dois animais partilham todos os genes ou não.

Por outro lado, o tatu-galinha parece ser uma grande exceção. Esses animais normalmente dão à luz quadrigêmeos idênticos, uma vez que é padrão aos óvulos fertilizados das fêmeas se dividirem em quatro células iguais. Ainda há muito sobre o tema que nós realmente não sabemos, mas agora pelo menos você pode ter certeza que os humanos não são os únicos gêmeos no mundo!

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: