6 fatos curiosos sobre os recém-nascidos

02/06/2021 às 07:002 min de leitura

A maternidade é sempre um processo extremamente emocionante e marcante para as mamães — até mesmo para aquelas que estão de terceira viagem ou até mais. Mesmo sendo um processo tão natural da vida humana, jamais nos deixaremos de nos surpreender com todas as novidades que uma criança recém-nascida pode trazer ao mundo.

Por isso, nós separamos seis fatos curiosos que qualquer pai pode acabar notando após a gestação. Fica de olho!

1. Choro sem lágrimas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma das primeiras cenas marcantes após o parto inegavelmente é o choro do bebê após sair do ventre. Mas você já parou para perceber que eles não derrubam uma única lagrima? Isso ocorre pois é bastante comum os bebês ainda não conseguirem produzi-las nessa idade por não terem os ductos lacrimais abertos.

Esse "choro seco" pode continuar por alguns meses de vida até os bebês precisarem umidificar os olhos com mais frequência.

2. Pelos no corpo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Por mais incrível que pareça, alguns bebês costumam nascer completamente peludinhos só para ver esses pelos caírem aos poucos com o tempo. Chamados de lanugo, os pequeninos são revestidos com essa fina camada de pelos ainda na gestação.

Normalmente, essa penugem deve cair ainda dentro do útero, mas não é nada normal que eles ainda nasçam com algum resquício que cairá naturalmente.

3. Visão curta

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Durante as primeiras semanas de vida, os recém-nascidos ainda possuem uma visão limitada e bastante imprecisa, fazendo com que a única coisa que consigam ter plena concentração é o rosto das mamães — que os seguram bem perto durante a amamentação.

Nessa época, eles ainda não possuem capacidade de distinguir cores muito bem e só conseguem ver a uma distância de 30 cm aproximadamente.

4. Soninho

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Você já deve ter notado, mas um fato sobre os recém-nascidos é que eles adoram dormir o tempo todo. Em média, os bebês costumam passar 16 horas por dia numa bela soneca, que devem ser bem divididos para que ele descanse a maior parte durante a noite e possa acordar para mamar.

Essa fase é essencial para o crescimento das crianças, visto que é quando diversos hormônios e substâncias são liberados. 

5. Mecônio

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

As famílias de primeira viagem podem tomar um susto com as primeiras fezes de seus filhos, mas não há nada a temer. O mecônio, como é chamado o primeiro cocô dos bebês, costuma ter coloração bastante escura e possui consistência pastosa e viscosa. 

Ele apresenta essas características por ser formado pelo acúmulo de líquidos ingeridos ainda no útero, mas que será substituído por um cocô mais claro após a amamentação.

6. Vesgos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Muitos pais ficam assustados pensando na possibilidade de seus filhos terem nascido estrábicos. Porém, é normal que os recém-nascidos pareçam um pouco vesguinhos nas primeiras semanas de vida. Nessa fase, eles ainda estão treinando os músculos dos olhos e deverão passar por mais uma etapa de desenvolvimento do corpo. 


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: