Ciência
04/10/2023 às 12:00•2 min de leitura
De acordo com um vídeo recente que está circulando na internet, seria possível deixar a pele bronzeada sem absorver raios ultravioletas (UV). Para isso, as pessoas só teriam que comer três cenouras por dia para que elas consigam "brilhar de dentro para fora", como afirmou a usuária do TikTok @isabelle.lux.
Então, será que isso é algo cientificamente comprovado? Um fato é que as cenouras contêm beta-caroteno, o pigmento que lhes confere sua coloração alaranjada. Caso uma pessoa consuma quantidades absurdas dessa substância, sua pele de fato poderia ver algumas transformações — o que não é necessariamente algo saudável. Entenda!
@isabelle.lux Carrots >>>>> #beautyfood #beautyhacks #carrottan ? original sound - Isabelle ?? Lux
Como aprendemos ao longo de nossas vidas, o Sol é o grande responsável pelo bronzeamento da pele humana. Nesse sentido, os raios UV do tipo A e UVA são os principais responsáveis por essa transformação no nosso aspecto.
O bronzeamento, na realidade, é uma defesa natural do nosso organismo à alta incidência solar, provocando maior produção de melanina. Por sua vez, a melanina, que é o pigmento natural da pele, é responsável pelo bloqueio das radiações UV em tal região do corpo. Assim, quanto maior for a nossa exposição ao Sol, maior a quantidade de melanina produzida e maior o bronzeado.
E o que as cenouras têm a ver com isso? A resposta é: nada. Se você consumir mais de 30 mg/dia de beta-caroteno, a única coisa que você poderá desenvolver não é um bronzeado, mas sim carotenodermia. Esse é o nome científico para o consumo excessivo dessa substância, o que causa a descoloração amarela da pele.
We have recently updated our page on Carotenoderma, the yellow-orange discolouration of the skin due to carotenaemia. Read more: https://t.co/qfshF6wtLz pic.twitter.com/5iZyfcuGF5
— DermNet (@dermnetnz) September 15, 2021
Quando uma pessoa sofre de carotenodermia, sua pele recebe um pigmento amarelo/laranja que não é da mesma cor que você adquiriria com um bronzeado. Em geral, essa coloração estranha acaba ficando concentrada nas palmas das mãos, nas solas dos pés e nas linhas do sorrido próximas ao nariz.
A carotenodermia geralmente ocorre em crianças pequenas e bebês. Esse problema ocasionalmente afeta adultos, embora só aconteça em circunstâncias excepcionais. Na literatura medicinal, é sabido o caso de um homem de 47 anos que pediu ajuda aos médicos após ter leves dores de estômago e a tal coloração estranha no corpo.
Após uma série de questionamentos, o paciente confessou que ingeria entre 2,5 a 3 kg de cenouras por semana para emagrecer. Embora a transformação da coloração da pele soe como algo alarmante, sendo potencialmente confundida com icterícia, a carotenodermia geralmente é inofensiva e pode ser tratada com a suspensão de cenouras.
Até onde se sabe, não é possível sofrer uma overdose de vitamina A comendo apenas cenouras, mas há evidências de que os suplementos de caroteno aumentam o risco de câncer de pulmão em fumantes e ex-fumantes. Sendo assim, se você estiver procurando por um novo bronzeado, vale mais a pena passar algumas horas no Sol — com o auxílio de protetor solar — em vez de se entupir de cenoura durante sua semana.