Ciência
11/10/2023 às 04:30•2 min de leitura
Skype, Google Meet, Teams, Discord, WhatsApp, Telegram e muitos outros aplicativos permitem chamadas de voz e vídeo — e todos eles só existem graças ao trabalho de uma pesquisadora e executiva negra: Marian Croak.
Marian Croak foi homenageada em 2021 pela sua contribuição no desenvolvimento da tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), entrando para o Hall da Fama dos Inventores Nacionais. É esse protocolo que permite que a voz seja transmitida pela internet.
Marian é Doutora em Psicologia e Análise Quantitativa pela Universidade do Sul da Califórnia. Em 2014, ela foi contratada pela gigante das telecomunicações AT&T para trabalhar no projeto que estava desenvolvendo a tecnologia VoIP.
Nessa mesma empresa, ela atuou nas primeiras pesquisas sobre a tecnologia 4G e 5G. Sendo assim, muito do que a internet é hoje, em termos de velocidade e qualidade, deve-se ao trabalho dessa pesquisadora — e quando usamos a palavra “muito” não estamos brincando, pois ela tem mais de 200 patentes relacionadas à tecnologia.
Marian Croak palestrando. (Reprodução: Google)
“Fiz parte de uma equipe que também estava muito interessada em fazer testes e prototipagem de comunicações de voz pela internet. Havia algumas tecnologias existentes, mas elas não eram escaláveis e eram de natureza privada. Então, estávamos pensando em maneiras de abri-las, torná-las escaláveis, confiáveis e capazes de suportar bilhões de chamadas diárias”, contou Marian Croak em entrevista ao blog do Google.
Ainda em entrevista ao Google, Marian contou que as primeiras versões do VoIP eram ruins e que isso fez com que muita gente desacreditasse do potencial dessa tecnologia.
“Começamos a trabalhar nisso, mas tivemos muitos céticos nos dizendo que isso não funcionaria e que ninguém jamais usaria essa tecnologia “parecida com um brinquedo”. E na época eles estavam certos: não estava funcionando e não era confiável. Mas com o tempo conseguimos chegar a um ponto em que começou a funcionar muito bem. Tanto é verdade que, eventualmente, os líderes seniores da AT&T começaram a adotar a tecnologia”, disse.
(Fonte: Getty Images)
Durante a pandemia muitas pessoas puderam trabalhar em segurança graças à tecnologia VoIP — e o trabalho remoto segue sendo uma tendência. Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 20,5 milhões de brasileiros trabalham em funções que poderiam ser feitas remotamente.
Uma pesquisa desenvolvida pela Opinion Box mostrou que 70% dos entrevistados consideram trabalhar remotamente para empresas sediadas fora do Brasil, algo inimaginável sem o VoIP.
Já um levantamento feito pela empresa Findstack afirma que o mercado de comunicação por VoIP movimentará mais de US$ 102 bi até o ano de 2026, impulsionados pela tecnologia 5G. Atualmente, a América do Norte detém 40% do mercado global envolvendo a tecnologia VoIP.
Atualmente, a pesquisadora Marian Croak não trabalha mais na AT&T. Ela foi contratada pelo Google e está atuando em projetos relacionados à Inteligência Artificial (IA). Uma de suas missões é garantir um uso ético dessa tecnologia.
“Qual definição de justiça ou segurança iremos usar? Há muitos conflitos neste campo neste momento, e às vezes isso pode ser polarizador. E o que eu gostaria de fazer é que as pessoas conversassem de uma forma mais diplomática, talvez, do que estamos tendo agora, para podermos realmente avançar nesse campo”, opinou em 2021 ao blog do Google.