Será que dois pintinhos podem nascer de ovos com duas gemas?

22/10/2023 às 08:002 min de leitura

Talvez você tenha chegado a esse texto por curiosidade se um ovo realmente pode ter duas gemas, então já adiantamos que sim. Mas talvez você esteja em busca de uma explicação mais completa, porque possivelmente se deparou com essa circunstância incomum na cozinha.

Pode ser que, na hora de preparar aquele omelete maravilhoso, ou mesmo um ovo frito, percebeu que o ovo escolhido para a receita tinha duas gemas. Mas, afinal de contas, como isso é possível? Será que faz mal à saúde? Podem nascer dois pintinhos dele?

Leia também: Qual é a diferença entre ovos brancos e vermelhos?

Como a formação de um ovo com duas gemas acontece?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Antes de tudo, é preciso destacar que o ovo de duas gemas, por si só, não representa qualquer indício que a galinha esteja com algum problema de saúde. Também não significa que o ovo com a gema duplicada seja consequência da aplicação de antibiótico, medicação, ou mesmo que exista qualquer relação com a alimentação do animal.

Isso porque os ovos com duas gemas surgem a partir de galinhas mais jovens que apresentam ciclos hormonais irregulares. Ou seja, duas gemas saem do ovário ao mesmo tempo, e acabam sendo depositadas no oviduto, o canal que conduz o ovo para fora do corpo da ave.

A partir disso, tudo segue normalmente, as gemas se agregam à clara e, por fim, ocorre o processo de calcificação do ovo, culminando na solidificação da casca. E não somente com duas, mas também existem ovos com até três gemas! A explicação para isso permanece sendo a mesma, apesar desse tipo de ocorrência ser ainda mais rara.

No entanto, esses ovos não são capazes de desenvolver pintinhos por se tratar de um espaço pequeno demais para que dois animais evoluam nessa fase inicial. Geralmente, nenhum dos dois sobrevive.

Ovo com duas gemas faz mal à saúde?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

E aqui vai uma boa notícia: o ovo com as duas gemas pode ser consumido sem medo, pois não faz mal à saúde. Existem até granjas especializadas na produção de ovos com gemas duplas! Mas, claro, antes de turbinar a omelete, vale o aviso: quem tem uma dieta mais restritiva precisa ficar atento, afinal, a quantidade de determinados nutrientes dobra, a exemplo das proteínas, minerais, vitaminas e gorduras que estão presentes na gema.

Leia também: Por que a gema do ovo fica verde após cozida?

Também vale destacar que os ovos que possuem essa característica apresentam algumas diferenças em relação aos ovos comuns: o formato deles é mais alongado, de modo que a parte superior seja mais estreita.

Naturalmente, o peso também é maior — mas talvez essa diferença se trate de um aspecto mais sutil, que apenas os mais atentos, ou aqueles que recorrerem ao auxílio de uma balança de alimentos, poderão apontar com segurança.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: