Estilo de vida
19/10/2023 às 14:00•2 min de leitura
Já imaginou como seria encontrar artefatos antigos e com grande valor histórico enterrados no quintal de casa? Foi mais ou menos isso que aconteceu em uma propriedade localizada na cidade de Salo, sudoeste da Finlândia. Inclusive, à medida que as investigações avançaram no terreno, foram surgindo novas surpresas.
Espada localizada está quase completa, apesar de enferrujada. (Fonte: Turku Museum Center/Reprodução)
O objetivo era perfurar a terra para prosseguir com a instalação de tubos geotérmicos, mas acabou que uma série de artefatos que remontam ao século XII foram encontrados dentro dos limites da propriedade. A princípio, uma antiga espada de ferro de 900 anos surgiu.
Com a maior parte de sua estrutura preservada, embora enferrujada, esse instrumento pode contribuir para que a história da Finlândia seja redescoberta.
Em comunicado oficial, o achado foi detalhado por Juha Ruohose, professor de arqueologia da Universidade de Turku: "a espada é do tipo da era das cruzadas (1050–1150). Inclusive, a bainha da espada foi localizada em seguida, e além disso, fragmentos do que parecem ser de outra espada ainda foram encontrados."
Imagem mostra a propriedade em que ocorreram as descobertas, localizada à esquerda. (Fonte: University of Turku/Reprodução)
E as descobertas não pararam por aí, pois além dos objetos mencionados, muitos outros itens estavam no local. Um cinto decorado com pingentes, que tinha pedaços de couro parcialmente preservados, além de retalhos do que parecem ser restos de tecidos, foram retirados do solo.
Em meio a tantos outros fragmentos de objetos feitos de ferro, nem todos foram devidamente identificados até o momento. O que surpreendeu é que ossos humanos também foram localizados. Ao total, oito sepulturas foram documentadas.
Agora, após a área passar por avaliações, espera-se que haja pelo menos 200 sepulturas, o que sugere que a área fazia parte de um cemitério maior, no passado. Para obter mais informações, os pesquisadores ainda devem prosseguir com análises fazendo uso da datação por carbono.
Ornamento de bronze está entre os itens identificados. (Fonte: University of Turku/Reprodução)
No comunicado oficial, há uma importante constatação divulgada: "todos os achados pertencem a um cemitério. O material encontrado é interessante na totalidade, inclusive porque as amostras têxteis localizadas em sepulturas masculinas são muito raras".
Ao considerar que o local está nas imediações de uma antiga igreja medieval de pedra, pesquisadores sugerem que os enterros realizados teriam seguido os costumes cristãos — em outras palavras, isso ainda pode contribuir para uma mudança no entendimento acerca dos rumos que o cristianismo levou no país.
Ainda é cedo para dizer se as cruzadas teriam exercido algum impacto na região em que esse antigo cemitério foi encontrado, mas a descoberta pode fornecer novas respostas futuramente. A pesquisa acerca desse material descoberto seguirá até meados de 2024.