O mistério das árvores deformadas em floresta da Polônia

27/10/2023 às 02:002 min de leitura

Gryfino é uma cidade no noroeste da Polônia que contra com pouco mais de 21 mil habitantes e raramente ganha as manchetes dos noticiários. Porém, um curioso acontecimento volta e meia retorna aos holofotes: uma das florestas da cidade tem mais de 400 árvores com o tronco extremamente deformado. E algumas explicações para o fenômeno beiram o absurdo — nada estranho para uma país que adora lendas e mitos.

As curvas pouco naturais das árvores chamam a atenção — o começo do tronco faz uma curva de cerca de 90° e segue por alguns centímetros até voltar a crescer verticalmente. As árvores mais parecem uma letra “J” ou uma foice.

Para aumentar a mística da região, as árvores foram plantadas nos anos 1930 e durante a Segunda Guerra Mundial boa parte dos moradores abandonaram a área, levando consigo os segredos sobre o que aconteceu com a floresta.

Detalhe das árvores tortas em Gryfino. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Detalhe das árvores tortas em Gryfino. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

O que pode ter dobrado as árvores?

Teorias mirabolantes para explicar o fenômeno não faltam: alienígenas deixando recados ou batendo os discos voadores, nazistas passando com tanques por cima das árvores, mutações genéticas e outros tipos de experiências e por aí vai. Mas, segundo um especialista ouvido pelo Washington Post, as explicações mais prováveis são bem mais mundanas.

Gary Coleman, da Universidade de Maryland, afirma que o formato das árvores se deve a um fenômeno natural. As árvores que ficam em posição horizontal por algum tempo têm um mecanismo para reorientar o crescimento. Neste caso, os troncos provavelmente ficaram em posição horizontal enquanto eram plantas novas com poucos centímetros. Quando isso ocorre, grãos de amido presentes nas células do tronco se movimentam e são puxados para baixo pela gravidade. Assim, o tronco se realinha e volta a crescer no sentido da gravidade.

Agora, o que pode ter deixado estes troncos no sentido horizontal é uma dúvida que dificilmente será respondida. Uma hipótese plausível é uma tempestade de neve. Se todas as árvores foram plantadas em um período similar, é possível que uma pesada tempestade tenha entortado várias de uma só vez. Com isso, os troncos podem demorar um tempo para se realinhar, já que para isso é preciso que se fortaleçam ou que o gelo derreta.

Outra possibilidade é que as árvores tenham sido mantidas na horizontal por atividade humana. Esta é uma técnica tradicional para alguns usos em fazendas e marcenarias. As árvores que crescem com o tronco curvado costumam ter a madeira mais forte e mais adaptada para realizar arcos do que madeiras cortadas de árvores retas, que são dobradas posteriormente.

a(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Cortes e nós avistados em alguns dos troncos em questão são uma possível confirmação desta segunda hipótese. As árvores podem ter sido plantadas para esta finalidade e foram abandonadas durante a Segunda Guerra, voltando ao normal e assumindo a curiosa forma que chama a atenção até hoje.

De qualquer forma, mesmo quem acredita nas explicações mais plausíveis para a ciência, também afirma que chegar nesta parte da floresta e ver as estranhas árvores, durante a névoa da manhã, realmente causa uma sensação de outro mundo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: