Artes/cultura
13/11/2023 às 03:00•2 min de leitura
Grandes aglomerados de estrelas saindo das "órbitas oculares" de uma caveira, o olho fixo de Deus, a silhueta de uma bruxa cacarejante - essas não são cenas retiradas de um filme de terror, mas descrições de algumas das nuvens cósmicas mais bizarras já observadas no Universo. Conheça 8 nebulosas capazes de nos surpreender com suas formas familiares, mas também assustadoras.
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
A Nebulosa Cabeça de Bruxa, localizada na constelação de Órion, parece estranhamente com a silhueta de uma bruxa cacarejante. Iluminada pela estrela Rigel, esta nebulosa azul encantada cativa nossas mentes com sua semelhança com uma bruxa fazendo seus encantamentos cósmicos.
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Também conhecida como a Nebulosa do Esquimó, esta nuvem cósmica planetária lembra o cabeça de uma pessoa, com órbitas oculares proeminentes. Considerando que muitas pessoas têm medo de palhaços, não surpreende que essa nuvem cósmica esteja na lista das formas mais assustadoras.
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Também conhecia como Nebulosa de Hélix, ela está localizada a 700 anos-luz de distância na constelação de Aquário, e se assemelha a um olho que tudo vê. É o resultado de uma estrela morta que ilumina um casulo de poeira, criando uma imagem que nos faz pensar no "olho de Deus" ou até mesmo no "olho de Sauron".
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
A Nebulosa Fantasma apresenta sinistras silhuetas contra o cintilante pano de fundo estelar. O Telescópio Espacial Hubble captou imagens dessa formação enigmática, revelando seus véus de gás e poeira, que se movem de maneira ondulante e semitransparente. Ela está localizada na constelação de Cassiopeia, a uma distância de 550 anos-luz da Terra
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
A Nebulosa da Tarântula, na Grande Nuvem de Magalhães, é a maior região de formação estelar próxima à Via Láctea. Seu apelido pode parecer inadequado, mas ela contém centenas de milhares de estrelas jovens, como a ninhada de uma tarântula mãe.
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Localizada a 1.600 anos-luz de distância, a Nebulosa do Crânio é um alvo popular para os astrônomos, não apenas no Halloween. Dentro desta caveira sinistra, um sistema estelar triplo acrescenta um toque intrigante.
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
A Fechadura Cósmica é uma nebulosa que esconde um mistério. No seu centro, uma jovem estrela está rodeada por um buraco inexplicavelmente vazio, deixando-nos o questionamento do que está além.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
A Nebulosa Pac-Man brilha como uma lanterna cósmica a 6.500 anos-luz da Terra, localizada acima do plano da Via Láctea. Sua semelhança com o famoso personagem de videogame cria uma imagem icônica.
As nebulosas podem assumir formas que evocam medo, admiração e mistério. Embora essas formações possam parecer assustadoras em nossa imaginação, elas são, na verdade, produtos da maravilha da natureza e da física do Universo.
Cada uma dessas nuvens cósmicas é um testemunho da incrível diversidade e beleza que o espaço tem a oferecer, estimulando nossa curiosidade e nos lembrando de que a realidade do Universo é muitas vezes mais surpreendente do que qualquer ficção.