Conheça 4 animais com capacidades que parecem superpoderes

09/12/2023 às 05:002 min de leitura

Se você acha que os super-heróis estão restritos à ficção, pense novamente. O fato é que o reino animal está cheio de bichos com superpoderes que fariam inveja ao Homem-Aranha ou ao Homem de Ferro. Neste texto, compartilhamos a história de quatro criaturas que poderiam muito bem figurar no universo da Marvel.

1. O camarão louva-a-deus tem visão 360º

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O curioso camarão-louva-a-deus (Odontodactylus scyllarus), também chamado de lagosta-boxeadora, tem olhos tão brilhantes que parecem ser de mentira. Este animal é uma tamarutaca (conhecido também como lacraia-do-mar) e possui nada menos que 16 tipos de células fotorreceptoras, capazes de perceber as coisas por cores e padrões que excedem muito o espectro detectável pelo olho humano.

Esse bicho enxerga como se estivesse usando óculos caleidoscópicos que dão acesso a uma sinfonia variada de matizes e tons. Além disso, os olhos do camarão-louva-a-deus conseguem girar em até 360º, dando uma incrível amplitude de visão ao animal. Todas essas características o tornam também um caçador muito ágil.

2. A água-viva imortal pode viver para sempre

(Fonte: Ian Gavan/Getty Images)(Fonte: Ian Gavan/Getty Images)

A água-viva imortal (Turritopsis dohrnii) faz jus ao seu apelido: ela simplesmente é capaz de fazer seu relógio biológico regredir. Depois que atinge a maturidade, o animal pode voltar ao estágio juvenil e reiniciar seu ciclo de vida.

Este é um fenômeno chamado de transdiferenciação, que permite com que as águas-vivas "enganem" a morte e potencialmente vivam para sempre. Ou seja, quando ela enfrenta algum estresse ambiental, ela "reseta" o próprio organismo, reescrevendo toda a sua história. É um processo tão incrível que os cientistas estão tentando até hoje descobrir qual é o segredo da água-viva, no intuito de criar medicamentos que combatam doenças ligadas à velhice.

3. O morcego Rhinolophus se localiza no escuro

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O morcego Rhinolophus (Rhinolophus ferrumequinum) tem uma habilidade sensacional chamada de ecolocalização. Isso significa que esse animal consegue se situar muito bem no espaço onde está, sem precisar dos olhos. É com se esse morcego estivesse sendo ligado a um sistema de radar que faz com que ele detecte obstáculos e mudanças no local com uma precisão incrível.

Ou seja, o morcego é capaz de contornar aves, construções e insetos a partir da paisagem sonora em sua volta, criando uma espécie de imagem invisível. Isso porque seus ouvidos são absurdamente ligados aos ecos, tornando este bicho capaz de realizar acrobacias aéreas invejáveis.

Para completar, sua estrutura facial, com um nariz que lembra uma fechadura, tem um papel fundamental para esse superpoder, já que ajuda no funcionamento da ecolocalização.

4. O rato-toupeira-pelado não envelhece

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Na África Oriental, surge um bicho enrugado chamado rato-toupeira-pelado (Heterocephalus glaber). Como seu próprio nome sugere, ele não tem pelos. Mas o mais impressionante deste animal é que ele tem uma estranha resistência ao câncer: suas células têm uma capacidade de "driblar" a doença, no que envolve a divisão rápida e o crescimento de tumores.

Mas não é só aí que ele surpreende. O rato toupeira pelado não enfrenta um declínio na capacidade reprodutiva à medida que envelhece. Isso mesmo: ele não perde sua fertilidade ao longo da vida.

A maior parte dos roedores vive pouco, mas esta curiosa espécie consegue a façanha de permanecer vivo por mais de três décadas, o que é um feitor realmente impressionante para um animal tão pequeno. Os cientistas estão atualmente estudando seu DNA para tentar descobrir a fonte dos seus superpoderes, na expectativa de que isso abra uma linha de pesquisa sobre produtos antienvelhecimento.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: