Lagosta rara bicolor e com dois sexos é descoberta no Atlântico

07/12/2023 às 06:303 min de leitura

Pesquisadores recentemente descobriram talvez a lagosta mais rara de todo o Atlântico Norte: Bowie, como foi chamada. Este espécime especial é dividido diretamente ao meio, com o lado esquerdo sendo uma cor azul vibrante e o lado direito de uma cor tipicamente laranja. Não apenas isso, o animal também é um exemplo de ginandromorfo bilateral, o que significa que é metade fêmea e metade macho — divididos perfeitamente na linha média da criatura.

Estima-se que as lagostas azuis apareçam no mundo uma vez a cada 2 milhões de nascimentos, e as bicolores somente uma vez em 50 milhões de nascimentos. Logo, Bowie seria um espécime incrivelmente raro quando se leva em consideração o fato do animal também ser um ginandromorfo bilateral.

Descoberta impressionante

Em suas redes sociais, o pescador de lagostas Jacob Knowles compartilhou a descoberta de Bowie com o restante do mundo. "Esta é a lagosta mais legal que eu já vi. Ela não só está dividida 50/50 nas costas, azul e normal, mas se você olhar por baixo é, na verdade, metade macho e metade fêmea. O lado azul é um macho, o lado normal é feminino", disse em um de seus vídeos.

Em outra postagem, Knowles destaca que a lagosta em questão é provavelmente o espécime mais raro de todo o Golfo do Maine, na costa nordeste da América do Norte. O nome "Bowie" foi escolhido pelos internautas em homenagem ao grande ícone da música David Bowie, conhecido por desafiar às normas de gênero e também por aparecer em seus clipes usando maquiagens de cores diferentes.

O ginandromorfismo bilateral presenciado no animal ocorre quando as duas metades do corpo expressam características sexuais diferentes. Essa é uma condição rara, mas que foi documentada em dezenas de espécies — desde pássaros a insetos.

Características inusitadas

(Fonte: Jacob Knowles/Reprodução)(Fonte: Jacob Knowles/Reprodução)

O sexo biológico de um animal é determinado pela combinação dos cromossomos sexuais. Nos humanos e em outras espécies, por exemplo, os machos têm um cromossomo X e um Y, enquanto as fêmeas apresentam dois cromossomos X. Em outras criaturas, como insetos e pássaros, o sexo é determinado pela combinação dos cromossomos Z e W.

Os cientistas acreditam que os mecanismos por trás do ginandromorfismo bilateral ocorrem durante os estágios iniciais de desenvolvimento do espécime. À medida que o organismo começa a crescer, uma célula XY masculina sofrerá mitose e duplicará seus cromossomos, tornando-se XXYY, antes de se dividir em duas células XY.

Nos ginandromorfos, porém, esse processo não ocorre como o planejado. Em vez de se dividir em duas células XY, a célula acidentalmente se divide em uma célula X e outra XYY. Se essa falha ocorrer nos primeiros estágios de desenvolvimento, pode resultar em uma grande parte das células criadas desse jeito — o que torna Bowie tão especial.

Após ter sido tirado para estudo, Bowie foi levado pelo Oceanário e Centro Educacional de Bar Harbor, recebendo um tanque novinho em folha para viver. A lagosta parece estar se adaptando muito bem ao seu novo estilo de vida.