Nova espécie de víbora asiática é descoberta em Mianmar

27/12/2023 às 10:002 min de leitura

Cobras podem ser encontradas na natureza em todas as formas e tamanhos, desde enormes pítons até cobras com chifres deslizando pelo deserto. Por conta disso, é especialmente difícil conseguir distinguir uma nova espécie de cobra das já existentes — uma vez que muitos membros da mesma espécie podem parecer fisicamente muito diferentes, sobretudo em cores. Contudo, um novo estudo parece ter identificado uma nova espécie de víbora asiática em Mianmar.

A criatura se destaca por sua coloração diferenciada, que mistura tons de verde brilhante com verde escuro. O gênero Trimeresurus, como foi identificado, consiste em cobras com uma grande variação morfológica. Por esse motivo, identificá-las é sempre um verdadeiro desafio.

Busca por novas espécies

Em comunicado oficial, o herpetologista e principal autor do estudo, Dr. Chan Kin Onn, comentou sobre a dificuldade de estudar novas espécies de cobras. "As víboras asiáticas do gênero Trimeresurus são notoriamente difíceis de distinguir, porque apresentam uma gama de variações morfológicas. Alguns grupos contêm múltiplas espécies que se parecem, enquanto outros podem parecer muito diferentes, mas na verdade são da mesma espécie", disse.

Segundo o pesquisador, tanto o lado norte quanto o lado sul de Mianmar abrigam uma espécie de víbora diferente. No norte do país, a espécie predominante é a víbora-vermelha (Trimeresurus erythrurus), que apesar do nome é identificada por seu corpo verde com poucas manchas. Já no sul, a víbora-do-mangue (Trimeresurus purpureomaculatus) aparece com maior frequência em uma grande variedade de cores, como amarelo, marrom e preto — mas nunca verde —, além de um padrão manchado em seu corpo.

Entre essas duas populações, no entanto, uma terceira espécie de cobra foi encontrada pelos investigadores e que parece viver na área central do país. Assim como sua posição territorial, essa víbora apresenta uma aparência intermediária entre as outras duas espécies encontradas no país, com características de ambos os lados.

Características únicas

No comunicado oficial, os pesquisadores destacaram que esta população misteriosa de cobras que vivem no centro de Mianmar deixou todos perplexos por conta de suas características. Por conta disso, os investigadores passaram muito tempo pensando que o animal, na realidade, era um híbrido. Porém, estudos posteriores constataram que esta terceira população não era um híbrido, mas uma espécie geneticamente diferente.

Essas víboras tinham algumas características extras confusas que tornavam tudo mais interessante. Certas populações eram verde-escuras com manchas, facilitando distingui-las das víboras-do-mangue e das víboras-vermelhas. No entanto, outros membros da mesma nova espécie eram verdes brilhantes, sem manchas e pareciam quase exatamente iguais à víbora-vermelha.

"Este é um fenômeno interessante, onde uma espécie é simultaneamente semelhante e diferente de seu parente mais próximo. Achamos que em algum momento no passado, a nova espécie pode ter trocado genes com a víbora-vermelha do norte e a víbora-do-mangue no sul", afirmou Chan. Após diversos testes, foi decidido que a espécie de base central seria chamada víbora-ayeyarwady (Trimeresurus ayeyarwadyensi), uma homenagem ao maior rio de Mianmar.