Estilo de vida
20/01/2024 às 07:00•2 min de leitura
Recentemente, o Zoológico Hogle, nos Estados Unidos, anunciou a chegada de Gaia, uma gata-brava-de-patas-negras. A fêmea faz parte de um programa de criação norte-americano organizado pela Associação de Zoológicos e Aquários que visa ajudar a população dessa espécie a se recuperar — uma vez que estão ameaçados de extinção.
Embora grandes felinos, como tigres e leões, ganharam a reputação de serem alguns dos predadores mais ferozes do planeta, os gatos-bravos-de-patas-negras são conhecidos por serem os "felinos mais mortais do mundo inteiro". Na natureza, esses adoráveis e perigosos gatinhos conseguem capturar suas presas em 60% das vezes e comem entre oito e 14 refeições todos os dias. Aqui estão mais seis fatos sobre eles!
(Fonte: Getty Images)
Embora os gatos-de-patas-negras (Felis nigripes) possuam uma aparência extremamente delicada e encantadora, eles não são gatos domésticos e tampouco deveriam ser levados na brincadeira. Como dito anteriormente, esses incríveis predadores têm uma taxa de sucesso de 60% quando o assunto é capturar suas presas.
Outros gatos selvagens frequentemente vistos no safari africano, como leões e leopardos, raramente conseguem mais de 20 ou 40% de sucesso. Sendo assim, eles são chamados de os gatos mais mortais do planeta.
(Fonte: Getty Images)
Essa espécie de felino talvez seja a menor de todas as espécies de gatos selvagens da África. Para se ter ideia, seu corpo tende a medir entre 50 e 72 centímetros de comprimento — incluindo a cauda. Os machos pesam entre 1,7 e 2,4 kg, enquanto as fêmeas ficam apenas entre 1 a 1,6 kg. Os filhotes, ainda mais surpreendentemente, têm apenas 60 gramas quando nascem.
Eles são tão pequenos que nem mesmo acionam armadilhas fotográficas convencionais, dificultando seu estudo. Por esse motivo, investigadores não sabem dizer ao certo quantos gatos-bravos-de-patas-negras ainda existem na natureza.
(Fonte: Getty Images)
Conhecido por suas atividades noturnas, o gato-bravo-de-patas-negras pode caminhas mais de 35 km em uma mesma noite para encontrar uma presa. Logo, são predadores oportunistas que pegam tudo que conseguem dominar. Alguns machos são capazes até mesmo de derrubar lebres.
Contudo, esses são animais bastante solitários, com ambos os sexos marcando seus territórios ao urinar. Sendo assim, você dificilmente encontrará vários deles andando em conjunto.
(Fonte: Getty Images)
A visão do gato-bravo-de-patas-negras é até seis vezes melhor do que a dos seres humanos. Esse sentido é especialmente aguçado por conta de seus olhos enormes — um dos aspectos de sua aparência que os tornam ainda mais encantadores para os nossos olhos.
Esses felinos também são equipados com uma excelente visão noturna e audição impecável, capaz de captar até mesmo o menor som na calada da noite. Por isso, eles são tão facilmente perturbados e difíceis de achar durante um safari.
(Fonte: Getty Images)
Apesar do nome, o gato-bravo-de-patas-negras possui apenas as almofadas e a parte inferior das patas na cor preta. Sua pelagem, por sua vez, varia do fulvo avermelhado até uma cor mais pálida. O queixo e a garganta desses gatos são brancos, com faixas escuras distintas e uma cauda com ponta preta.
Inclusive, essa descrição do seu corpo é o que ajuda os pesquisadores a diferenciá-los de um gato selvagem africano padrão.
(Fonte: Getty Images)
Esses grandiosos predadores trabalham predominantemente durante a noite. Porém, isso não significa que não estão atentos em outros horários do dia. Sobretudo no período crepuscular, eles começam a se movimentar em busca de uma nova refeição.
Isso significa que podem ser vistos fora de suas tocas logo após o pôr do sol e antes do nascer do sol. Durante o dia, eles aproveitam para descansam em suas tocas escavadas por outras espécies, em cupinzeiros ocos ou entre rochas.