Seja o primeiro a compartilhar

As incomuns origens dessas 7 raças de gatos domésticos

Quando falamos sobre raças de cachorro, muita gente consegue diferenciar um buldogue, um lulu-da-pomerânia ou um husky siberiano. Também é mais comum saber sobre as origens das raças e como elas desenvolveram suas características únicas.

Porém, os gatos também têm raças com características específicas e histórias interessantes. A seguir, nós contamos um pouco mais sobre sete raças de gatos mega curiosas. Quem gosta de bichanos vai se encantar com essas raças!

1. Scottish Fold

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

As orelhas desse gato, originário da Escócia, têm pouca cartilagem e sempre ficam dobradas para frente — é daí que vem o nome da raça, Scottish Fold ("dobra escocesa", no português). Isso é causado por uma mutação genética, descoberta pela primeira vez em uma gatinha chamada Susie, em 1961.

Quando Susie deu cria, dois de seus filhotes apresentaram a mesma mutação. A partir dos anos 1960, criadores começaram a cruzar gatos com essas características para criar uma nova raça, sempre com as orelhas dobradas. Nas décadas seguintes, os Scottish Folds se tornaram muito famosos na cultura pop e em memes.

2. LaPerm

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Um "acidente" genético também está por trás da raça LaPerm. Ela tem esse nome porque os pelos dos gatos são bem ondulados — como um cabelo com permanente, popular nos anos 1980.

Um casal dos Estados Unidos tinha a gatinha Speedy, que gerou Curly ("ondulada", em inglês), uma filhote com os pelos bem enrolados. Ao longo dos anos 1980, Curly foi cruzada com outros gatos de pelo comprido e ondulado para dar origem à raça LaPerm. Bem quando os cabelos com permanente estavam super em alta! 

3. Ragamuffin

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A raça de gatos Ragamuffin surgiu a partir das populares bonecas de pano. Em inglês, essas bonecas são chamadas de Ragdoll, fazendo referência ao modo como esses gatinhos ficam totalmente relaxados no colo de seus donos, moles como uma boneca de pano.

A raça Ragdoll se tornou popular nos anos 1970, ficando conhecida por ser muito dócil. Depois, nos anos 1990, alguns Ragdolls foram cruzados com persas, himalaios e outros gatos de pelo longo. Assim, nasceram os Ragamuffins: dóceis como seus antecessores, porém com mais pelos e uma aparência única. 

4. Donskoy

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Enquanto os Ragamuffins são mais peludos, os Donskoy não têm pelo algum. De origem russa, a história começa em 1987, quando um professor resgatou uma gatinha que logo perdeu todo seu pelo. Depois, quando ela teve filhotes, todos nasceram sem pelos.

Assim, uma nova raça surgiu. E, além de não ter pelos, a raça de gatos Donskoy é conhecida por ser inteligente e carinhosa.

5. Minuet

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Quando falamos da raça Minuet — também conhecida como Napoleon —, o que mais chama a atenção são suas perninhas curtas e a carinha fofa, bem peluda. 

O Minuet é resultado de cruzamentos entre gatos Munchkin, que são os "salsichas" dos gatos, com gatos persas de pelo longo. Desse modo, temos uma raça que traz as características mais marcantes de cada uma.

6. Ojos Azules

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O nome dessa raça é bem sugestivo: "ojos azules" quer dizer "olhos azuis" em espanhol. Ela foi identificada pela primeira vez no Novo México, quando uma gata com olhos muito mais azuis que o normal teve filhotes que "puxaram" seus olhos — mesmo cruzando com gatos que não tinham olhos tão azuis.

Ou seja, tratava-se de um gene dominante, que deu origem a uma nova raça de gatos. 

7. Khao Manee

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Ao contrário de outros gatos dessa lista, que foram criados de propósito nas últimas décadas, o Khao Manee tem uma origem antiga. Essa raça de gatos surgiu naturalmente na Tailândia, há centenas de anos. Agora, eles são valorizados por seu comportamento e aparência única. 

Uma das características mais chamativas do Khao Manee é sua pelagem bem branca e seus olhos de cores diferentes. De modo geral, um é azul e o outro de outra cor, como amarelo ou verde. Além disso, os gatos dessa raça são considerados brincalhões e sociáveis.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.