Marfim de mamute de 35 mil anos era usado como ferramenta para fazer corda

27/02/2024 às 14:002 min de leitura

Um estudo intrigante recém-publicado na revista Science Advances vem revelar como os antigos humanos da Idade da Pedra empregavam algumas ferramentas em suas atividades diárias. A ferramenta da vez é uma peça de marfim de mamute-lanoso (Mammuthus primigenius), datada de mais de 35 mil anos, que, como sugerem os cientistas, pode ter sido utilizada na confecção de cordas.

Localizada na caverna Hohle Fels, no sudoeste da Alemanha, essa peça intrigante desafiou as suposições anteriores sobre seu propósito, pois inicialmente os pesquisadores acreditavam se tratar de algum objeto de valor artístico ou ritualístico.  

No entanto, nesse novo estudo, a peça com cerca de 20 centímetros de comprimento e quatro buracos circulares com ranhuras espirais ganhou novo sentido, sendo agora percebida como uma ferramenta tecnológica que possivelmente servia para produzir cordas e barbantes. 

Fábrica de cordas

Artefato tem furos para passar os fios. (Fonte: H. Jensen, Universidade de Tübingen/ Divulgação)Artefato tem furos para passar os fios. (Fonte: H. Jensen, Universidade de Tübingen/ Divulgação)

A equipe de pesquisadores, liderada por Nicholas Conard da Universidade de Tübingen, na Alemanha, e Veerle Rots da Universidade de Liège, na Bélgica, conduziu uma série de experimentos para desvendar o mistério por trás dessa ferramenta arcaica. 

O que os cientistas fizeram foi pegar diversos materiais vegetais e animais e tentar criar cordas a partir dos furos talhados na peça. Como não se podia fazer o teste na própria peça, por uma questão de preservação, foram construídas réplicas do objeto.  

O resultado foi que, com cinco pessoas fazendo o trabalho (quatro passando os fios pelos buracos e uma segurando a ferramenta), era possível construir 5 metros de corda em impressionantes 10 minutos

Os experimentos demonstraram a eficácia da ferramenta, especialmente quando as cordas eram feitas com as folhas de taboa. Com um pouco de prática e cooperação, eles foram capazes de produzir cordas fortes e flexíveis, revelando o notável nível de habilidade e engenhosidade dos antigos habitantes da região.

Se levarmos em consideração que os povos que usavam a ferramenta eram muito mais hábeis na produção dessas cordas, eles certamente precisavam de pouquíssimo tempo para criar metros e metros de corda. 

Trabalho em equipe

Buracos em ferramenta de marfim tinha ranhuras para auxiliar na produção das cordas. (Fonte: V. Rots, Universidade de Liège/ Divulgação)Buracos em ferramenta de marfim tinha ranhuras para auxiliar na produção das cordas. (Fonte: V. Rots, Universidade de Liège/ Divulgação)

O estudo desafia conceitos anteriores sobre a vida no Paleolítico, oferecendo hipóteses fascinantes sobre como os antigos humanos trabalhavam em equipe para atender às suas necessidades básicas. 

A habilidade de fabricar cordas resistentes e duráveis teria sido fundamental para sua sobrevivência, permitindo-lhes criar ferramentas, proteger abrigos, transportar objetos e até mesmo domesticar animais. Logo, quanto mais pessoas tivessem envolvidas no trabalho, maior era a chance de sobrevivência. 

Esta descoberta proporciona uma perspectiva fascinante e significativa sobre as antigas sociedades, pois marca a primeira vez em que os pesquisadores documentaram artefatos possivelmente empregados na confecção de cordas, elucidando seu funcionamento e trazendo à tona facetas importantes da história humana, como a criação de tecnologias avançadas e o trabalho em conjunto. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: