Edifício feito em 'impressora 3D' mais alto do mundo levará 900 horas para ser construído

29/02/2024 às 03:002 min de leitura

O edifício impresso em 3D mais alto do mundo está sendo preparado para ser erguido em uma remota vila na Suíça. A Torre Branca, também conhecida como Torre Alva, está sendo criada em colaboração de pesquisadores da ETH Zurique com a instituição cultural Nova Fundaziun Origen e atualmente está sendo impressa em seções antes de ser transportada e montada no local de construção na remota vila de Mulegns, nos Alpes Suíços.

O projeto será formado por mais de 100 colunas, com um espaço para apresentações no topo. A torre apresentará um intrincado estilo de influência barroca e atingirá uma altura de 30 metros. As colunas apoiarão cinco andares e formação sua fachada semiaberta — com uma membrana removível sendo instalada para proteger o interior da obra quando necessário.

Projeto ambulante

(Fonte: Hansmeyer/Divulgação)(Fonte: Hansmeyer/Divulgação)

Os visitantes da Torre Branca poderão entrar pelos andares inferiores, que serão compostos por volumosas colunas, criando espaços menores e mais imponentes. Então, eles subirão por uma escada em espiral, com cada andar se tornando visivelmente mais arejado e leve antes de culminar em um hall no andar superior.

O projeto terá um palco e capacidade para 45 visitantes utilizado para pequenos concertos e apresentações teatrais. Assim que essas apresentações terminarem, a torre será desmontada e reconstruída em outro lugar. Espera-se que o processo de impressão real leve cerca de 900 horas, ou aproximadamente 37 dias, realizado de maneira semelhante a outros projetos arquitetônicos em 3D.

Para isso, impressoras 3D robóticas devem expelir uma mistura macia semelhante a cimento de um bocal em camadas para construir a estrutura básica das diferentes peças da torre para montagem. “Toda a estrutura da torre é projetada por meio de um software customizado que permite a definição precisa da geometria e pode enviar os dados necessários diretamente aos robôs de impressão”, explicaram os pesquisadores da ETH Zurique em comunicado oficial.

Revolução arquitetônica

(Fonte: Eleni Skevaki/Divulgação)(Fonte: Eleni Skevaki/Divulgação)

De acordo com os idealizadores do projeto, esse tipo de tecnologia permite que elementos não padronizados e feitos sob medida sejam fabricados de forma eficiente. Esses tipos de formas seriam quase impossíveis de reproduzir neste tipo de escala usando tecnologias convencionais — o que mostra como a Torre Branca é uma novidade arquitetônica nunca vista antes na história.

Neste novo processo de construção, a torre será montada a partir de 102 peças individuais impressas em 3D. Os elementos só serão preenchidos com concreto onde é estruturalmente necessário, reduzindo drasticamente o uso de material da obra e conferindo maior segurança para seus visitantes. Segundo os pesquisadores, esse método de construção evita desperdícios por não ser necessária a utilização de uma fôrma para concretagem.

É importante notar que a arquitetura impressa em 3D evoluiu de um conceito futurista para a produção de habitações convencionais num período notavelmente curto. Embora a Torre Branca seja algo único até então, pequenas casas e até escritórios já foram feitos com o mesmo tipo de técnica no passado. Sendo assim, esse é mais um avanço para a tecnologia emergente e deverá ser concluído em meados de 2024.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: