Conheça 5 substâncias bizarras que riem na cara da Ciência

24/11/2018 às 03:002 min de leitura

E, afinal, o que é que você sabe a respeito da Ciência? As aulas de Química, Física e Biologia nem sempre conseguem suprir nossa necessidade de informação. E por isso é sempre bom estar atento ao que pesquisadores malucos espalhados ao redor do mundo estão aprontando.

Por esta, por exemplo, você não esperava. O site Cracked listou algumas substâncias que riem na cara da Ciência. Confira agora por que esses materiais vão deixar você de boca aberta:

5 – Gálio, o metal que derrete em sua mão

É lógico que você sabe que metais derretem quando aquecidos e isso não é novidade. Mas, quando o metal em questão for o gálio, é bom que você saiba que ele derrete com o mínimo aquecimento possível, em temperatura ambiente mesmo, de 30 ºC. Confira abaixo um incrível vídeo que mostra uma colher feita de gálio derretendo ao mergulhar em água:

4 – O gás que faz objetos flutuarem

Você já ouviu falar do hexafluoreto de enxofre? E do gás hélio, aquele que deixa a sua voz engraçada? Pois é. Os dois têm esse poder de alterar a nossa voz, mas um é bonzinho e outro, vilão. Lógico que estamos falando agora do vilão, que faz com que Darth Vader pareça ter uma voz suave.

Isso acontece porque o hexafluoreto de enxofre é muito mais pesado que o ar, diminuindo a frequência de qualquer som que passe por ele. O inverso ocorre com o gás hélio, que é mais leve que o ar e aumenta a frequência do som. Confira abaixo um vídeo hilário com os atores Neil Patrick Harris (de How I met Your Mother) e Kelly Ripa inalando o gás.

O mais legal é que, uma vez colocado em um recipiente, esse gás forma uma espécie de piscina e fica acumulado no fundo, fazendo com que objetos sejam levados ao topo, como se estivessem flutuando em água.

3 – Pó que explode instantaneamente

Estamos falando do tri-iodeto de nitrogênio, um pozinho muito simpático que pode explodir ao ser encostado por uma pena, como mostra o vídeo a seguir. E para que serve essa substância, afinal? Bem, a verdade é que ela serve para quase nada além da brincadeirinha explosiva com a pena.

2 – Gelo quente

A substância acetato de sódio é popularmente conhecida como gelo quente e, sim, isso existe. Trata-se de um líquido que vira sólido muito rapidamente, contanto que receba qualquer estímulo como o toque de um dedo ou um simples esbarrão. Então ele passa de uma forma como a água para outra, sólida como cristais de gelo.

É lógico que isso não é gelo de verdade, mas é com o que se parece. Veja estas brincadeiras divertidas feitas com o gelo quente:

1 – Metal com memória

Sim, é bem isso mesmo. Existe um metal chamado nitinol, que parece um arame comum, mas de comum não tem nada. O nitinol é uma liga metálica de níquel e titânio, que tem a impressionante capacidade de “lembrar” a sua forma original, mesmo que você tenha feito uma bagunça com o formato do aramezinho.

Tudo o que você vai precisar é de água quente, como mostra o vídeo abaixo. Nele, o arame embolado forma a palavra “hot”, que em inglês significa “quente”. Cientistas esperam aproveitar a substância para criar produtos super-resistentes, como óculos inquebráveis. Já imaginou o quão incrível seria isso?

*Publicado originalmente em 08/04/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: