Concurso reúne imagens microscópicas que parecem arte

21/05/2013 às 03:501 min de leitura

Você já deve ter ouvido muita gente por aí dizer que tudo tem um lado bom e bonito, certo? Pois então, seguindo essa lógica, repare nas imagens abaixo, feitas com os mais diversos materiais, passando por bactérias, minhocas, fachos de luz e vento.

As fotos a seguir fazem parte do concurso Arte da Ciência, da Universidade de Princeton, nos EUA. Confira as imagens e nos conte o que você achou delas.

1 – Myxococcus xanthus

Fonte da imagem: Reprodução/Princeton

Essa imagem é resultado de uma longa observação comportamental da bactéria Myxococcus xanthus. Os responsáveis pelo estudo desse micro-organismo, Mingzhai Sun e Joshua Shaevitz, ficaram observando os movimentos dessas criaturas assustadoras por quatro horas. Cada cor representa um momento específico da Myxococcus: o azul indica o início do caminho e o vermelho, o final.

2 – Comportamento do vento

Fonte da imagem: Reprodução/Princeton

Resultado do trabalho de Martin Jucker, que conseguiu mostrar a superfície dos ventos ao redor do planeta, tanto na direção leste para oeste (azul), quanto o contrário (vermelho).

3 – Minhocas

Fonte da imagem: Reprodução/Princeton

A pesquisa de Jamie Barr e Cliff Brangwynne explorou a natureza transparente de algumas minhocas, fator que facilita a fluorescência microscópica dos bichinhos.

4 – Vórtices de luz

Fonte da imagem: Reprodução/Princeton

Essa estrutura padronizada de luz é resultado dos estudos de Mitchell A. Nahmias e Paul R. Prucnal, do departamento de Engenharia Elétrica. A imagem representa um laser que se comporta como um neurônio e faz parte de estudos que visam aprimorar os processos de transmissão de informação hoje feitos por fibras ópticas.

5 – Condutor

Fonte da imagem: Reprodução/Princeton

Essa imagem parece simples, mas representa o fluxo de elétrons através de condutores elétricos. O trabalho foi produzido por Chiao-Ti Huang, do departamento de Engenharia Elétrica.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: