Boa notícia para os carecas: ciência pode ter encontrado a cura da calvície
741
Compartilhamentos

Boa notícia para os carecas: ciência pode ter encontrado a cura da calvície

Último Vídeo

Loções e implantes podem se tornar coisa do passado. Pelo menos é isso que a equipe de pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, nos faz acreditar com o anúncio de uma descoberta que pode indicar a cura da calvície.

Pela primeira vez, os cientistas conseguiram induzir o crescimento de cabelo de uma maneira surpreendente. A técnica se concentra no comportamento das células pilosas, que estão presentes na base dos pelos e cabelos. Embora a ideia de utilizar as células pilosas para promover o nascimento de cabelo já seja estudada há décadas, os cientistas sempre tinham que lidar com o problema de que as células revertiam suas funções e voltavam a ser células epiteliais quando eram inseridas em uma cultura.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

O método científico

Partindo de experimentos com roedores – cujo organismo não tem a mesma reação, facilitando o desenvolvimento das células –, os pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram uma maneira de fazem com que as células pilosas humanas se agregassem em uma cultura sem se transformar.

Depois de colher amostras com doadores voluntários, os cientistas transplantaram as células entre a derme e a epiderme da pele humana e a implantaram em ratos. Após alguns dias, foi possível notar que o cabelo crescia normalmente. Por mais que os fios estivessem no corpo de um rato, eles combinavam perfeitamente com seus doadores.

Embora a descoberta dê esperança àqueles que sonham em ter cabelos, a pesquisa ainda está em seu estágio inicial. Os pesquisadores torcem para que testes clínicos possam ser realizados em breve. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.