Astronautas estão testando forma da água que queima como o fogo
449
Compartilhamentos

Astronautas estão testando forma da água que queima como o fogo

Último Vídeo

Pode parecer estranho, mas os astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) estão realizando testes com uma forma da água que, ao contrário do trabalho dos bombeiros, pode iniciar uma combustão. O estado, chamado "supercrítico", pode ser uma importante solução para a grande quantidade de lixo no planeta – já que a água nessa forma consegue incinerar sem poluir o ambiente.

Para obter este estado é preciso comprimir a água a 217 vezes a pressão atmosférica e aquecê-la a 373 graus Celsius, transformando-a em um mistura de gás e líquido. Nesse momento, qualquer elemento orgânico em contato com a água "supercrítica" rapidamente oxida – uma forma de queimar sem a utilização do fogo. O processo ainda pode produzir chamas visíveis, mas não é muito comum.

Com isso será possível se livrar dos detritos sem os efeitos negativos da poluição ao ambiente, pois, como a queima é feita sem chamas, a reação não traz produtos poluentes para a natureza. No entanto, o grande desafio dos cientistas é lidar com a grande quantidade de sal da “água supercrítica”, que, com o tempo, corrói a tubulação e os tanques que lidam com o elemento.

No vídeo abaixo em inglês, a ScienceAtNASA explica como funciona o processo e quais as vantagens da utilização dessa forma da água.

Via Tecmundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.