É muito mais difícil derramar cerveja que café
66
Compartilhamentos

É muito mais difícil derramar cerveja que café

Último Vídeo

Se você já derramou um pouco de café enquanto transportava a xícara da cozinha até a mesa, saiba que a culpa não foi toda sua. Cientistas da Universidade de Princeton notaram que líquidos sem espuma são muito mais suscetíveis a serem derramados do que outros líquidos que têm uma fina camada de espuma, como a cerveja.

Apenas 3 milímetros de espuma já conseguem diminuir muito do movimento que faria com que o líquido derramasse, e com 3 centímetros é possível parar quase completamente o movimento. É por isso que é comum ver em bares os garçons transportando apressadamente várias canecas de chope com colarinho sem derramar uma única gota.

Na ordem: cerveja preta, cerveja pilsen e café

Apesar do efeito ter sido notado inicialmente em cervejas de um pub, o que motivou a pesquisa foi uma intenção mais nobre. Os resultados dos testes poderiam ajudar a transportar fluidos perigosos ou tóxicos com mais segurança. Uma camada de espuma poderia diminuir o problema, evitando que o movimento do líquido force demais a estrutura do contêiner.

Mas, voltando às aplicações cotidianas, fica a dica: se você for muito desastrado, talvez seja melhor pedir o café com chantilly ou um cappuccino ou apelar direto para uma cerveja gelada.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.