Além da língua: os incríveis receptores de sabor escondidos em nosso corpo

15/03/2024 às 18:002 min de leituraAtualizado em 18/03/2024 às 19:11

Segundo os pesquisadores, na hora de comer aquela sobremesa deliciosa, nossos receptores gustativos — células especializadas em detectar substâncias químicas — estão trabalhando não só na língua, mas no corpo inteiro. Desde o estômago até o nariz, passando pelos pulmões, coração e até o intestino, esses receptores estão incrivelmente ativos, desempenhando papéis cruciais em nossa fisiologia.

Antes, é preciso entender que nós conseguimos sentir os gosto das comidas por causa das papilas gustativas presentes na língua, responsáveis por enviar as informações ao córtex gustativo do cérebro, gerando assim o sabor das coisas. No caso dos receptores, eles não se conectam à região gustativa do cérebro, ou seja, eles identificam que algo é doce, mas não informam isso ao nosso cérebro isso, daí a razão de não sentirmos o gosto em outros órgãos.

Mar de "sabores"

Boa parte do nosso corpo aproveita os sabores daquele maravilhoso doce de leite. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Boa parte do nosso corpo aproveita os sabores do que comemos. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Estudos revelaram que diversos dos nossos órgãos internos abrigam células (receptores) que compartilham semelhanças surpreendentes com as papilas gustativas de nossa língua. Essas células, embora não sejam capazes de nos fazer saborear alimentos como a língua faz, desempenham papéis vitais em nosso corpo.

Para se ter uma ideia, os receptores encontrados no intestino não apenas sentem o sabor dos alimentos, mas também desencadeiam reações que ajudam na digestão e na absorção de nutrientes. É como se fosse um sistema de alarme interno, avisando que há substâncias nocivas, indo desde toxinas até bactérias. Com essa informação, o organismo pode agir, automaticamente, para mitigar o problema — enjoos e diarreia são exemplos dessa resposta.

E não para por aí. As células gustativas presentes nos pulmões têm um papel crucial na proteção contra invasores indesejados, como bactérias, desencadeando respostas imunes que nos mantêm saudáveis.

Já no nariz encontramos uma variedade de células gustativas que nos ajudam a identificar e reagir a substâncias amargas. O simples ato de espirrar pode ser uma resposta do seu corpo a uma substância amarga que invadiu suas vias respiratórias, protegendo-o de possíveis danos.

Futuro para a medicina

Graças aos receptores de sabor, doenças como a asma poderá receber novos tratamentos. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Os cientistas estão explorando como esses receptores podem ser aproveitados para tratar uma variedade de doenças. Para eles, a presença desses receptores de sabor em todo o corpo oferece oportunidades incríveis, principalmente no desenvolvimento de drogas que podem auxiliar no tratamento de diversas enfermidades.

Como exemplo, a presença de receptores de sabor doce no intestino e no pâncreas tem implicações importantes para o tratamento de doenças como diabetes. Essas células podem ser alvos para medicamentos que ajudam o corpo a regular melhor os níveis de açúcar no sangue, oferecendo novas esperanças para aqueles que sofrem com essa condição.

Além disso, as células gustativas nos pulmões também estão se mostrando promissoras no tratamento de condições respiratórias, como a asma. Descobriu-se que algumas substâncias amargas têm a capacidade de abrir as vias aéreas, oferecendo uma alternativa eficaz aos tratamentos convencionais.

Portanto, da próxima vez que você saborear algo delicioso, lembre-se de que seus receptores de sabor estão trabalhando não apenas em sua língua, mas em todo o seu corpo, desempenhando papéis vitais que vão além do simples prazer de comer.