Filmou seu pet? Pesquisadores buscam vídeos de gatos para novo estudo

23/08/2024 às 08:002 min de leituraAtualizado em 23/08/2024 às 08:00

Pesquisadores da Universidade da Califórnia estão oferecendo uma recompensa para os voluntários que enviarem vídeos brincando com seus gatos para um novo estudo. O objetivo é entender melhor como os donos interagem com seus pets, bem como decifrar o que mais gera entretenimento para os felinos.

De acordo com o comunicado fornecido pela universidade, os participantes também terão a chance de ganhar um vale-presente de U$ 50.

Explorando o comportamento felino

Estudo pretende entender mais sobre que tipo de brincadeira mais diverte os gatos. (Fonte: Getty Images)
Estudo pretende entender mais sobre que tipo de brincadeira mais diverte os gatos. (Fonte: Getty Images)

O estudo, conduzido pelo Laboratório de Epidemiologia do Bem-Estar Animal da Universidade da Califórnia, não é o primeiro do tipo. Em projetos anteriores, os investigadores já haviam perguntado às pessoas sobre o apetite de seus gatos por insetos, se os pets conseguiam se socializar facilmente com outros e se gatos adotivos tinham suas unhas cortadas.

Nessa nova etapa, no entanto, a pesquisa será feita em duas fases. A primeira delas consiste em solicitar às pessoas vídeos de dois minutos brincando com seus gatos da mesma maneira que normalmente fariam. Na segunda etapa, os participantes receberão um brinquedo "padrão" e serão solicitados a mover o brinquedo na frente de seu gato com um movimento específico.

O objetivo, segundo os cientistas, é estudar como os donos interagem com seus pets enquanto brincam, bem como comparar o quão entretidos diferentes gatos ficam com um brinquedo específico em movimento.

Quebrando mitos

Ideia inicial é que dados coletados sejam usados para ajudar pessoas a entender melhor seus felinos. (Fonte: Getty Images)
Ideia inicial é que dados coletados sejam usados para ajudar pessoas a entender melhor seus felinos. (Fonte: Getty Images)

Além de entender mais sobre o comportamento dos gatos, a aluna de doutorado Hee Jin Chung espera desmistificar algumas informações sobre gatos com o novo trabalho. “Uma das coisas que mais me motiva é saber que os gatos são um dos animais mais incompreendidos em uma casa. Acho que muitas pessoas que têm medo ou não gostam de gatos são assim porque há uma camada de mal-entendido sobre seu comportamento", disse.

Chung conta que treinou sua gata Memi para pular através de aros e que isso surpreendeu muitas pessoas por não acreditarem ser possível ensinar tão bem um felino. Segundo a investigadora, aumentar o conhecimento sobre o comportamento dos gatos ajudará a esclarecer esse tipo de mal-entendido e fará com que mais pessoas interajam com seus gatos e entendam melhor suas necessidades.

Conforme as informações divulgadas pela Universidade da Califórnia, existem algumas limitações sobre quem poderá participar do estudo: somente americanos com mais de 18 anos e com pelo menos um gato adulto são elegíveis. Os voluntários serão inscritos para ganhar um dos três vales-presente de US$ 50 da Amazon e todos poderão ficar com o brinquedo fornecido pelo estudo. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: