Artes/cultura
07/08/2024 às 14:00•2 min de leituraAtualizado em 07/08/2024 às 14:00
Recentemente, o dono de uma tradicional osteria inglesa quase entrou em choque quando, entre as ostras colhidas no dia, havia uma cujas medidas se assemelhavam às de um bebê humano recém-nascido: mais de 30 cm de comprimento e 2,3 kg de peso. “Caramba”, disse Tom Haward, quando percebeu o tamanho do molusco.
Como proprietário da Richard Haward's Oysters, uma empresa familiar fundada em 1769, na ilha Mersea, no condado de Essex na Inglaterra, o empresário afirma estar acostumado a ver ostras o tempo todo: milhares e milhares, diz. “Mas ver uma assim, foi fascinante. Você podia ver as linhas de crescimento nela, como uma árvore. É muito intrigante", disse ele à Talker News.
Estimando a idade da ostra em 20 anos, Haward disse que, se vendida pelo peso das ostras normais, a "monstro" só atingiria umas £ 10, algo como R$ 72. No entanto, pela sua raridade, ele está pensando em vendê-la em um leilão, e doar o produto da venda a uma ONG que financia operações de resgate no mar.
Falando à emissora britânica, Tom contou que já vendeu ostras grandes antes, mas as que vende raramente passam dos seis anos de idade, diz. Tendo que administrar mais de 56 mil metros quadrados de criadouros de ostras, muitas vezes ele não consegue coletar todas, pois elas às vezes são difíceis de localizar. No caso da ostra "monstro", foi puro golpe de sorte, diz.
Durante a entrevista, ele brincou que a ostra é tão grande quanto sua filha, Autumn, que quando nasceu pesava cerca de 2,7 kg, só 400 gramas a mais que o molusco.
Como Autumn também ama o mar, como seus ancestrais, "ela pode ser a nona geração de ostras de Richard Haward", profetiza.
Apesar de avantajada, a ostra de Haward não é a campeã em tamanho no mundo. Segundo a Guinness World Records, que edita o famoso livro, o título pertence a uma ostra do Pacífico (Crassostrea gigas) que mede 35,5 cm de comprimento e 10,7 cm de largura.
O megamolusco foi encontrado na costa da Dinamarca, no Mar de Wadden, em dezembro de 2013, e impressionou imediatamente a todos, pois, além do seu tamanho descomunal, trazia mais cinco ostras menores anexadas a ela. O conjunto pesava um total de 1,62 kg. Como continua viva, não há como determinar sua idade exata, que é estimada entre 15 e 20 anos.
Dependendo da qualidade da água, disponibilidade de alimentos e presença de predadores (ou doenças), uma C. gigas pode viver até os 30 anos.