Sexo entre baleias-jubarte machos é documentado pela primeira vez

05/03/2024 às 16:002 min de leituraAtualizado em 05/03/2024 às 16:00

Pela primeira vez na história, dois fotógrafos conseguiram capturar imagens impressionantes do sexo entre baleias-jubarte na costa do Havaí. O caso aconteceu em janeiro de 2022, marcando um "evento" emocionante para pesquisadores, documentaristas e turistas — que sempre são surpreendidos ao se deparar com uma baleia no mar.

Essas fotografias não apenas representam o primeiro exemplo documentado de baleias-jubarte copulando, mas as imagens também mostram dois machos da espécie. Então, o que esse encontro significa para a ciência?

Imagens históricas

(Fonte: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano/Divulgação) (Fonte: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano/Divulgação)

Os fotógrafos Lyle Krannichfeld e Brandi Romano estavam em um barco perto de Maui, no Havaí, em janeiro de 2022, quando duas baleias-jubarte repentinamente nadaram perto deles. As criaturas circularam o barco, com uma baleia aparentemente perseguindo a outra. Então, os pesquisadores notaram que os animais começaram a praticar atividades sexuais a cerca de 4,5 metros abaixo da superfície.

A primeira baleia parecia segurar a outra no lugar com suas nadadeiras peitorais enquanto ela penetrava a segunda baleia. Krannichfeld e Romano observaram o ato por cerca de 30 minutos. De acordo com os relatos publicados na National Geographic, cada sessão sexual entre eles parecia durar cerca de 2 minutos. “Percebemos rapidamente que havia um significado científico nisso”, disse Krannichfeld.

Segundo o pesquisador, mesmo que não houvesse artigos publicados ou que nada tivesse acontecido, eles sabiam que era importante para a comunidade científica analisar o comportamento único dessas baleias. Além disso, os dois animais envolvidos eram conhecidos pela coautora do estudo Stephanie Stack, pesquisadora da Pacific Whale Foundation. Eles haviam sido previamente identificados como #PWF-NP_5016 (Baleia A no estudo) e #PWF-NP_3754 (Baleia B). Ambos eram adultos e ambos eram do sexo masculino.

Teorias sobre o encontro do mesmo sexo

Embora os pesquisadores não tenham 100% de certeza do motivo pelo qual as duas baleias copularam, relações sexuais entre indivíduos do mesmo sexo já foram observadas em outras espécies de animais anteriormente. Tais encontros sexuais podem ser interpretados como uma "prática", um indicativo de uma relação entre os dois animais, um caso de identidade equivocada ou até mesmo algo usado para afirmar domínio.

No caso das baleias, certamente parecia que uma estava perseguindo a outra. A primeira baleia documentada estava saudável e ilesa, enquanto a segunda parecia doente e fraca. De acordo com os pesquisadores, a criatura perseguida pode ter se aproximado do barco de Krannichfeld e Romano na esperança de usar o navio como cobertura da outra baleia. Quando isso falhou, lhe faltou força para conseguir se afastar de seu perseguidor.

Porém, tudo isso não passa de uma grande teoria. As baleias-jubarte vivem em ambientes profundos e a maioria de seus comportamentos ainda são um grande mistério para a humanidade — inclusive suas vidas sexuais. “Dado o quão pouco sabemos sobre a reprodução das baleias-jubarte, eu não arriscaria adivinhar exatamente o que motivou o comportamento", finalizou Stack.