Mickey Mouse completa 87 anos: confira 27 fatos curiosos

17/11/2015 às 14:104 min de leitura

O personagem mais famoso e icônico da Disney assopra as velinhas amanhã, completando 87 anos de muito sucesso. Criado por Walt Disney e pelo desenhista Ub Iwerks, Mickey se tornou o símbolo da Walt Disney Company.

A ideia para o famoso ratinho surgiu de seu antecessor Oswald, o coelho sortudo, em 1928. Nessa época, a Disney ainda era uma pequena parte do estúdio Universal Pictures, e Walt Disney já havia criado um personagem de sucesso. Porém, a grande surpresa veio quando o executivo foi renegociar seu contrato: seu patrão havia roubado os personagens, além da equipe de desenhistas. Isso só foi possível porque as criações não estavam assinadas em seu nome.

Walt Disney não desistiu e, junto com Ub, transformou seu sucesso anterior, o coelho, em um rato. Nascia assim uma grande estrela.

Oswald, o coelho sortudo

Confira algumas curiosidades: 

1. Mickey tornou-se um sucesso instantâneo com o lançamento de "Steamboat Willie", o primeiro desenho animado com som sincronizado. Naquela época, a maioria dos outros estúdios ainda estava produzindo filmes mudos, enquanto a Disney adotou som e elevou o padrão.

2. Além de Oswald, outra inspiração para o personagem foi Charlie Chaplin.

3. O famoso ratinho tem cerca de 70 cm e pesa algo em torno de 10 kg. 

Evolução do personagem

4. Não importa de qual ângulo você olhe o personagem: suas orelhas terão sempre o mesmo tamanho e formato. 

5. Na época de sua criação, Mickey tinha como objetivo bater o sucesso do Gato Félix.

6. As primeiras palavras de Mickey em um desenho foram: “Hot dogs!”. 

7. A história em quadrinhos Mickey Mouse, escrita por Ub Iwerks, foi lançada em janeiro de 1930 e, no seu auge, foi impressa em 40 jornais, em 22 países.

8. Em 1932, um Oscar especial foi dado a Walt Disney pela criação de Mickey Mouse.

9. Falando em premiação, o único curta do Mickey a ganhar uma estatueta do Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação foi “Me dê uma pata”, de 1941. Porém, o protagonista do desenho era seu cão, Pluto. 

10. Além disso, o ratinho foi o primeiro personagem de desenho animado a receber uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, Estados Unidos. Mickey recebeu a grande honra em 1978, em celebração ao seu 50º aniversário.

11. Que o Mickey e a Minnie são um belo casal, todos sabem. O curioso é que seus dubladores americanos, Wayne Allwine e Russi Taylor, também eram casados!

12. Aliás, Wayne Allwine foi o responsável pela voz do Mickey por 32 anos! Infelizmente, ele morreu em 2009 por complicações causadas pela diabetes.

13. Sua esposa, Russi Taylor, é dubladora da Minnie desde 1986. Além disso, ela também faz as vozes de alguns personagens de “Os Simpsons”, como Martin Prince, Üterm, Sherri e Terri.

14. Porém, o primeiro dublador de Mickey foi o próprio Walt Disney, que não havia gostado de nenhuma voz para o rato.

15. No Brasil, a dublagem do Mickey fica por conta de Orlando Viggiani, que também fez as vozes de: Marty McFly, em De Volta Para o Futuro; Ryu, em Street Fighter; Albion de Cefeus, em Os Cavaleiros do Zodíaco; Campeão, em Ursinhos Carinhosos; Franjinha, em As Aventuras da Turma da Mônica; Caco, em Muppets; entre outras. 

16. Originalmente, Walt Disney havia nomeado o personagem de “Mortimer”, mas sua esposa o convenceu a mudar para Mickey – ainda bem, né? Mortimer acabou sendo o nome de outro personagem, um rival do Mickey.

17. A primeira aparição de Minnie ao lado de Mickey foi em 1929, no episódio “A Dança do Celeiro (The Barn Dance)”.

18. O primeiro produto feito com o rosto de Mickey foi um caderno, em 1929.

19. Durante a década de 40, o Pato Donald estava se tornando muito popular, ofuscando Mickey. Para contornar a situação, Walt Disney iniciou a produção de “Fantasia”. 

20. Mickey tem um enorme guarda-roupa, com pelo menos 175 trajes diferentes. 

21. Com exceção de Lyndon Johnson, todos os presidentes dos Estados Unidos, desde 1945, posaram ao lado do Mickey para uma fotografia. 

Presidente Ronald Reagan e sua esposa Nancy Reagan, em 1985

22. Mickey Mouse fez sua primeira aparição no "Macy’s Santa Claus Parade" em 1934. O balão era pintado à mão e guiado por homens e mulheres vestidas como o Mickey e a Minnie.

23. Em 7 de dezembro de 1941, os pilotos japoneses lançaram uma bomba sobre a base militar de Pearl Harbor, sendo uma das principais razões que levaram os Estados Unidos a entrarem na Segunda Guerra Mundial. Após este incidente, muitos norte-americanos temiam novos ataques. Para proteger a população, o governo distribuiu máscaras de gás para o estado do Havaí. Infelizmente, havia apenas máscaras de tamanho adulto. As crianças tiveram problemas vestindo os equipamentos e muitos estavam aterrorizados com a aparência do dispositivo de segurança. Como solução, máscaras de gás foram criadas e decoradas com o Mickey Mouse. Assim, cumpriu-se o objetivo de que as crianças usassem em todos os momentos e transportassem a máscara como um jogo. Com isso, a situação de temor de um possível ataque químico ficou mais leve. 

24. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando as forças aliadas invadiram Normandia no Dia D, em 1944, "Mickey Mouse" foi utilizado como uma senha secreta entre oficiais de inteligência.

25. Quando Walt estava pensando em um nome para seu primeiro parque temático, que seria a Disneyland, chegou a considerar chamá-lo de "Mickey Mouse Village."

26. A “Partners”, escultura de Walt e Mickey de mãos dadas, estreou no parque Disneyland no aniversário de Mickey, em 1993.

27. Uma das frases mais famosas de Walt da Disney sobre suas realizações é: "Eu só espero que nós nunca percamos de vista uma coisa: que tudo começou por um rato."

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: