Ciência
21/07/2016 às 04:05•3 min de leitura
A vida do vestibulando é resumida por estudos constantes. São muitas horas de dedicação, diversas matérias para aprender e inúmeros conteúdos para imergir. Se você tem a sétima arte como um de seus principais hobbies, uma boa dica é aproveitar as férias unindo o útil ao agradável e desfrutar de bons filmes que podem te ajudar a descansar sem perder o foco do desempenho dos estudos.
Alguns filmes retratam momentos históricos ou até mesmo experiências científicas que podem ilustrar e ajudar no aprendizado de conteúdos de diversas disciplinas. Pensando nisso, o professor de História Eduardo Dimas, cursinho online Stoodi, preparou um jeito de deixar a rotina do aluno mais leve e produtiva e separou alguns filmes para ajudá-los. Pegue a pipoca e aproveite!
Dica do professor: O filme ajuda a compreender as transformações pelas quais estava passando a Alemanha Oriental no contexto da crise do socialismo, prenunciando o fim da Guerra Fria, a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha.
O longa, de Wolfgang Becker, mostra as mudanças vividas pela Alemanha pós-queda do muro de Berlim, com a unificação da Alemanha e implantação do capitalismo como sistema econômico. Isso tudo acontece com um pequeno detalhe: a Sra. Kerner (Katrin Sab), matriarca da família e socialista ativista entra em coma antes da queda do muro. Quando ela acorda, seu filho Alexander (Daniel Brühl) tenta omitir as transformações vividas pelo país para evitar um choque.
Dica do professor: Para o aluno que quer entender melhor as características e consequências do neocolonialismo (imperialismo) na África, este filme é altamente recomendável.
O longa, baseado no romance de John le Carré, aborda temas como a neocolonização britânica na África. Foi premiado como o melhor filme inglês de 2005 pela Associação dos Críticos de Cinema de Londres, além de receber quatro indicações ao Oscar.
O drama conta a história de Tessa Qualyle (Rachel Weisz), uma ativista e defensora dos direitos humanos. Ela conhece o inglês Justin Wuayle (Ralph Fiennes), um diplomata interessado em botânica e jardinagem, durante uma conferência da ONU. Com o tempo, os dois se envolvem e assumem um relacionamento.
Dica do professor: O filme Olga dá uma boa noção sobre o contexto político-ideológico do Brasil durante a Era Vargas, além de ajudar a compreender o antissemitismo e o anticomunismo, características marcantes da ideologia nazista.
O filme Olga retrata o período da Intentona Comunista, um movimento liderado pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e contrário ao governo de Vargas. Olga Benário foi uma judia nascida na Alemanha e treinada para lutar em prol do comunismo na União Soviética – local onde conheceu Luís Carlos Prestes.
Dica do professor: O filme aborda uma das principais consequências do processo de descolonização afro-asiática: a guerra civil.
O filme aborda a Guerra Civil de Serra Leoa e retrata os conflitos ocorridos em solo africano. É contada a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-traficante, e Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador da tribo Mende. Quando a RUF (Frente Revolucionária Unida) vai até a aldeia e apodera-se de trabalhadores para as minas de diamante, Solomon consegue salvar sua esposa e suas filhas, mas seu filho é levado junto a outras crianças como soldados para defender o grupo durante a guerra.
Dica do professor: O filme é uma boa indicação para o estudante entender melhor o capitalismo financeiro, o capital especulativo e a dinâmica das bolsas de valores, temas relacionados às crises de 1929 e de 2008 que já foram cobradas nos vestibulares.
O nada discreto filme de Martin Scorsese conta a vida e ascensão de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um jovem destemido que sonha em fazer fortuna trabalhando na Bolsa de Valores de Wall Street.
O longa consegue transmitir um retrato muito próximo dos abalos sentidos pela Bolsa: assim que Jordan consegue uma vaga de corretor, ele vivencia uma queda brusca de ações e passa pelo Black Monday.
Dica do professor: Marcada por inúmeras guerras civis e conflitos étnicos, a descolonização africana é um tema recorrente nos vestibulares e este excelente filme pode ajudar o estudante a compreendê-lo melhor.
O longa, baseado numa história real, aborda o genocídio de 1994 e mostra o conflito travado pelos tutsis e os hutus. A história, dirigida por Terry George, conta a trajetória de Paul Rusesabagina, um africano da etnia dos hutus que salvou milhares de pessoas em seu país.
Hotel Ruanda mostra como foi a participação de órgãos internacionais, como a ONU, por exemplo. A instituição desistiu do país, salvado poucos e de maioria estrangeira. Vale a pena assistir ao longa para reforçar algumas ideias e fixar os dados desse episódio.
Via assessoria