Aprenda mais sobre História com 6 filmes que agregam aos estudos
397
Compartilhamentos

Aprenda mais sobre História com 6 filmes que agregam aos estudos

Último Vídeo

A vida do vestibulando é resumida por estudos constantes. São muitas horas de dedicação, diversas matérias para aprender e inúmeros conteúdos para imergir. Se você tem a sétima arte como um de seus principais hobbies, uma boa dica é aproveitar as férias unindo o útil ao agradável e desfrutar de bons filmes que podem te ajudar a descansar sem perder o foco do desempenho dos estudos.

Alguns filmes retratam momentos históricos ou até mesmo experiências científicas que podem ilustrar e ajudar no aprendizado de conteúdos de diversas disciplinas. Pensando nisso, o professor de História Eduardo Dimas, cursinho online Stoodi, preparou um jeito de deixar a rotina do aluno mais leve e produtiva e separou alguns filmes para ajudá-los. Pegue a pipoca e aproveite!

1. Adeus, Lenin

Dica do professor: O filme ajuda a compreender as transformações pelas quais estava passando a Alemanha Oriental no contexto da crise do socialismo, prenunciando o fim da Guerra Fria, a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha.

O longa, de Wolfgang Becker, mostra as mudanças vividas pela Alemanha pós-queda do muro de Berlim, com a unificação da Alemanha e implantação do capitalismo como sistema econômico. Isso tudo acontece com um pequeno detalhe: a Sra. Kerner (Katrin Sab), matriarca da família e socialista ativista entra em coma antes da queda do muro. Quando ela acorda, seu filho Alexander (Daniel Brühl) tenta omitir as transformações vividas pelo país para evitar um choque.

2. O Jardineiro fiel

Dica do professor: Para o aluno que quer entender melhor as características e consequências do neocolonialismo (imperialismo) na África, este filme é altamente recomendável.

O longa, baseado no romance de John le Carré, aborda temas como a neocolonização britânica na África. Foi premiado como o melhor filme inglês de 2005 pela Associação dos Críticos de Cinema de Londres, além de receber quatro indicações ao Oscar.

O drama conta a história de Tessa Qualyle (Rachel Weisz), uma ativista e defensora dos direitos humanos. Ela conhece o inglês Justin Wuayle (Ralph Fiennes), um diplomata interessado em botânica e jardinagem, durante uma conferência da ONU. Com o tempo, os dois se envolvem e assumem um relacionamento.

3. Olga

Dica do professor: O filme Olga dá uma boa noção sobre o contexto político-ideológico do Brasil durante a Era Vargas, além de ajudar a compreender o antissemitismo e o anticomunismo, características marcantes da ideologia nazista.

O filme Olga retrata o período da Intentona Comunista, um movimento liderado pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e contrário ao governo de Vargas. Olga Benário foi uma judia nascida na Alemanha e treinada para lutar em prol do comunismo na União Soviética – local onde conheceu Luís Carlos Prestes.

4. Diamante de Sangue

Dica do professor: O filme aborda uma das principais consequências do processo de descolonização afro-asiática: a guerra civil.

O filme aborda a Guerra Civil de Serra Leoa e retrata os conflitos ocorridos em solo africano. É contada a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-traficante, e Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador da tribo Mende. Quando a RUF (Frente Revolucionária Unida) vai até a aldeia e apodera-se de trabalhadores para as minas de diamante, Solomon consegue salvar sua esposa e suas filhas, mas seu filho é levado junto a outras crianças como soldados para defender o grupo durante a guerra.

5. O Lobo de Wall Street

Dica do professor: O filme é uma boa indicação para o estudante entender melhor o capitalismo financeiro, o capital especulativo e a dinâmica das bolsas de valores, temas relacionados às crises de 1929 e de 2008 que já foram cobradas nos vestibulares.

O nada discreto filme de Martin Scorsese conta a vida e ascensão de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um jovem destemido que sonha em fazer fortuna trabalhando na Bolsa de Valores de Wall Street.

O longa consegue transmitir um retrato muito próximo dos abalos sentidos pela Bolsa: assim que Jordan consegue uma vaga de corretor, ele vivencia uma queda brusca de ações e passa pelo Black Monday.

6. Hotel Ruanda

Dica do professor: Marcada por inúmeras guerras civis e conflitos étnicos, a descolonização africana é um tema recorrente nos vestibulares e este excelente filme pode ajudar o estudante a compreendê-lo melhor.

O longa, baseado numa história real, aborda o genocídio de 1994 e mostra o conflito travado pelos tutsis e os hutus. A história, dirigida por Terry George, conta a trajetória de Paul Rusesabagina, um africano da etnia dos hutus que salvou milhares de pessoas em seu país.

Hotel Ruanda mostra como foi a participação de órgãos internacionais, como a ONU, por exemplo. A instituição desistiu do país, salvado poucos e de maioria estrangeira. Vale a pena assistir ao longa para reforçar algumas ideias e fixar os dados desse episódio.

Via assessoria

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.