AeroPress ganha espaço entre os amantes do café

09/05/2011 às 16:312 min de leitura

Fonte: timwendelboe.no

O cafezinho de todo o dia está cada vez mais tecnológico e inovador. Para quem gosta de apreciar a bebida, existem diversos modos de prepará-la que influenciam no sabor e na textura.

Um método que tem se tornado cada vez mais conhecido é o da AeroPress, máquina criada em 2005 pelo inventor de brinquedos Alan Adler, da Califórnia (EUA). Seu diferencial está no processo de produção, que combina filtragem com pressurização. O resultado é uma bebida com textura de café coado, mas características de expresso.

A AeroPress tem 29 cm de altura e quase 500 gramas. Pelo tamanho e peso reduzidos, pode ser levada com facilidade para qualquer lugar. Ao todo, é composta por sete peças: base, porta-filtro, êmbolo, funil, armazenador de filtro extra, dosador e mexedor. O comprador pode escolher a versão em poliéster, polipropileno ou elastômero termoplástico (todos os materiais são aprovados para utilização em alimentos).

Entre as vantagens da máquina estão o modo e a rapidez do preparo. Não existe jeito certo: cada um pode fazer a bebida como achar melhor e com o tipo de café que desejar. Além disso, o resultado é um líquido “limpo”. Isso porque a AeroPress retira as propriedades do pó por meio da pressão do ar, mas como há o filtro, não sobram resíduos. Os óleos essenciais do café, no entanto, são mantidos.

Fonte: timwendelboe.no

A barista Isabela Raposeiras foi quem trouxe a máquina para o Brasil. Dona do Coffee Lab, laboratório e cafeteria localizado em São Paulo, ela comercializa a xícara da bebida da AeroPress por seis reais. Para quem preferir adquirir o equipamento para fazer o cafezinho em casa, ele custa 160 reais e vem com alguns filtros. Quando eles acabarem, não tem problema: o acessório para reposição custa em média 40 reais.

A máquina tem se tornado tão popular que o renomado barista norueguês Tim Wendelboe criou um Campeonato Mundial de AeroPress. O desafio acontece todo ano e tem o objetivo de escolher o barista que faz o melhor café com a máquina. Profissionais do mundo todo participam. Todos usam o mesmo produto, mas cada um escolhe o seu modo de preparo.

Neste ano acontece a quarta edição do evento, junto com o Campeonato Mundial de Baristas. O desafio será em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 2 e 5 de junho. O vencedor do torneio leva o título e uma AeroPress de bronze.

Como preparar o café na AeroPress?

Preparar o café com a AeroPress não é apenas para especialistas no assunto. Qualquer um pode fazer a sua bebida com algumas dicas simples.

Para começar, ajuste o filtro no porta-filtro e coloque-o na base cilíndrica da máquina. Uma boa opção é molhar o filtro com água quente antes de posicioná-lo. Em seguida, apoie a base em uma xícara.

Com o uso do dosador, adicione a quantidade que desejar de café moído na base cilíndrico (a sugestão é de 14 gramas). Na sequência, acrescente a quantidade de água que desejar. Na base, existem números que podem servir como medida. Recomenda-se que o líquido seja aquecido até começar a ferver.

Mexa a mistura com o mexedor pelo menos três vezes para que o líquido fique homogêneo. Depois, retire o mexedor, coloque o êmbolo dentro da base e aguarde aproximadamente 15 segundos para que uma rápida infusão aconteça. Pressione o êmbolo, com pressão suficiente para fazer baixá-lo (isso dependerá da quantidade de café e água na máquina), por 10 segundos, em média.

Seu café estará pronto para servir. Um diferencial é colocá-lo em um recipiente pré-aquecido. A bebida fica com um aspecto limpo e o odor característico do expresso. Até quem não é fã de café vai querer provar.

Confira as dicas do Clube Barista para fazer o café com a AeroPress:

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: