Aperitivos especiais para receber em casa
189
Compartilhamentos

Aperitivos especiais para receber em casa

Equipe MegaCurioso

Fonte: Thinkstock

Se você adora receber os amigos ou a família em casa para um jantar ou uma noite mais informal com petiscos e bebidinhas, que tal diversificar as opções de aperitivos que você irá servir com receitas fáceis e deliciosas?

Para agradar a todos, é importante ter uma boa variedade de petiscos com diferentes sabores, texturas e cores na mesa. Assim, além de disponibilizar mais opções, os convidados se surpreenderão também com o visual, que deve ser bem apresentado e organizado.

Ao planejar o cardápio dos aperitivos, procure fazer algumas receitas com antecedência para reduzir a confusão de última hora. Escolha uma seleção de petiscos que podem ser segurados e comidos sem prato, evitando alimentos que requerem uma grande quantidade de corte.

Organização

Uma mesa bonita e bem organizada fica muito mais atraente aos convidados, que poderão se servir de forma mais confortável. Planeje essa questão de acordo com o número de pessoas que estarão em sua casa, tendo em vista que elas tenham fácil acesso a todos os petiscos dispostos na mesa.

Fonte: Thinkstock

Uma boa dica também é colocar as bebidas em uma área diferente para não tumultuar o tráfego de pessoas na mesa principal. Outra ideia legal é colocar papeizinhos com o nome dos aperitivos próximos aos pratos, principalmente se o número de convidados é maior. É uma gentileza que todos vão gostar na hora de experimentar as opções.

Fique de olho na boa disposição de guardanapos, que devem ser mais bonitos do que aqueles do dia a dia, e utensílios como espetinhos de metal ou acrílico para pegar certo tipo de petiscos, faquinhas para patês etc. Mesmo que para consumir os petiscos que você irá fazer não haja a necessidade de pratos, deixe alguns dispostos num cantinho da mesa caso alguém peça.

Os queijos servidos em tábuas de madeira deixam o visual ainda mais charmoso, assim como pães e torradinhas ficam mais bonitos quando dispostos em cestinhos bem trabalhados e forrados com guardanapos de pano ou toalhinhas especiais para esses acessórios.

Os aperitivos ficam ainda mais apetitosos quando servidos em pratos e bandejas elegantes. Os pratos com suporte também dão um charme especial, assim como tabuleiros planos de louça.

Tipos de aperitivos e receitas

A satisfação de receber os amigos em casa para um bate papo descontraído vale a preocupação de servir de uma forma mais caprichada. Afinal, oferecer uma comida bem preparada demonstra também o carinho que você tem pelos seus amigos ou família, não é verdade?

Para apresentar sugestões — e esclarecer algumas dúvidas sobre que tipos de aperitivos servir —, o TodaEla contou com a consultoria de Gui Baran, que é chef de cozinha e professor do Espaço Gourmet Escola de Culinária, em Curitiba.

Reuniões com os amigos são sempre agradáveis e descontraídas. Para deixar os convidados mais confortáveis, é importante servir petiscos de fácil manuseio e de rápido preparo para não perder nenhuma conversa!

Fonte: Thinkstock

De acordo com o chef Gui Baran, os petiscos tradicionais como queijinhos, amendoins, mix de castanhas e frios são sempre boas e rápidas opções. “Tem tudo pronto do mercado, basta apenas caprichar na arrumação no prato, com alguns palitinhos e a bebida preferida”, conta ele. Essas opções são ideais para quem não tem muita prática na cozinha e deseja aproveitar cada momento com os amigos.

O estilo de aperitivos Finger Food é um dos mais indicados para essas reuniões com os amigos. Principalmente quando o número de convidados é maior e muita gente prefere ficar conversando em pé, consumindo as opções e as bebidas. “Faça petiscos que não ocupem as duas mãos. Afinal, uma delas estará segurando o copo”, aconselha o chef.

Opções não faltam e você pode fugir do comum com ideias mais saudáveis e, nem por isso, menos gostosas: “Uma sugestão é a salada caprese no palito. Basta espetar meio tomate cereja, meia bolinha de mussarela de búfala, uma folhinha de manjericão e uma azeitona. Fica bem bonito, fácil de comer e super na moda!”, indica o chef Gui Baran.

É importante também levar em conta a estação do ano, que pode direcionar as opções para diferentes caminhos. Gui Baran dá a dica: “Para o inverno, use e abuse dos aperitivos quentes como míni-escondidinho de carne seca e os míni-burguers. Para o verão, as sugestões são os aperitivos frios e mais leves como carpaccio de salmão defumado enrolado na abobrinha, gazpacho (sopa de tomate fria), wraps etc”.

Fonte: Thinkstock

Se a ocasião for um jantar, é importante lembrar de que os petiscos devem ser leves para não pesar no estômago antes da refeição principal. “Torradinhas com patês ou mousses salgadas sempre vão bem”, aconselha o chef.

Se você quer deixar algumas opções encaminhadas previamente, fique atenta aos tipos de ingredientes para que não estraguem. Tortinhas e quiches podem ser congeladas e assadas um pouquinho antes dos convidados chegarem.

“As opções fritas também podem ficar semi-prontas. Por exemplo, bolinhos recheados ou croquetes podem ficar na geladeira por 2 ou 3 dias antes de fritar ou até um mês congelado”, aconselha o chef.

Falando em salgado frito, o profissional afirma que esse tipo está sempre em alta. Porém, ele diz que a tendência de opções mais naturais e frescas tem feito muito sucesso: “Produtos frescos servidos com apresentações lindas estão com um grande apelo”, afirma. Confira abaixo algumas sugestões de receitas de aperitivos do TudoGostoso que selecionamos para você:

Salgadinho de forno com parmesão

Fonte: Thinkstock

Ingredientes:

1/2 colher de sopa de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
4 ovos
5 xícaras de farinha de trigo (600 g)
150 g de queijo parmesão ralado
150 g de salame italiano
400 g de manteiga

Modo de preparo:
Misture a manteiga com as gemas, sal, farinha de trigo, fermento e faça a massa;
Corte o salame em cubos pequenos e faça bolinhas com a massa envolvendo o salame;
Passe pelas claras batidas e depois pelo queijo ralado;
Asse em uma assadeira polvilhada em forno médio pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar.

Mini-tortinhas de alho poró

Fonte: Divulgação/TudoGostoso

Ingredientes:
Massa:
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga gelada
6 colheres (sopa) de água gelada
Sal a gosto
Recheio:
5 ovos ligeiramente batidos
2 latas de creme de leite sem soro
Sal e pimenta do reino a gosto
1 alho poro bem picadinho

Modo de preparo:
Massa:
Misture tudo e amasse até ficar uma massa homogênea;
Embale em filme plástico e leve à geladeira para descansar por 30 minutos;
Após o tempo de descanso, forre forminhas de empada ou de pão de mel com a massa.

Recheio:
Misture tudo;
Coloque uma colherada de recheio (fica um pouco líquido) em cada forminha;
Leve ao forno médio até o recheio corar um pouco, mais ou menos 30 minutos, a depender da temperatura do seu forno;
Decore com queijo ralado.

Cestinha de Parmesão com Salada Agridoce

Fonte: Divulgação/TudoGostoso

Ingredientes:
3 saquinhos de queijo parmesão ralado
Alface picada
1 e ½ xícara de peito de peru defumado picado em cubos
1 pacote de seleta de legumes congelada (com milho e ervilha)
100 g de vagem cortadas em palitos pequenos e cozida em água e sal (al dente)
100 g de uvas passas
2 maçãs verdes sem casca, picadas em cubos
2 colheres (sopa) de maionese
Sal, pimenta-do-reino, limão e azeite

Modo de preparo:
Cestinha de Parmesão: Em uma frigideira antiaderente aquecida, coloque 4 colheres das de sopa de queijo ralado e espalhe. Quando começar a derreter, retire e, com o auxílio de um copo de cabeça para baixo, molde o queijo em forma de cesta. Deixe esfriar, desenforme, reserve.
Salada: Misture todos os ingredientes numa tigela, menos o alface.

Montagem:
Arrume as cestinhas numa travessa, ou uma em cada prato, coloque o alface picadinho, forrando a cestinha e por cima coloque umas 4 colheres (sopa) bem cheias de salada
Se quiser salpique cebolinha por cima e sirva

Canapé de gorgonzola com frutas vermelhas

Fonte: Thinkstock

Ingredientes:
5 fatias de pão de forma sem casca ou outro de sua preferência
100 g de queijo gorgonzola
1/2 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de geleia de frutas vermelhas

Modo de Preparo:
Prepare a pasta de gorgonzola, amassando o queijo e posteriormente misture o creme de leite, aos poucos, para não ficar muito mole;
Observar a consistência de pasta, reserve;
Corte as fatias de pão ao meio e depois ao meio de novo, formando 4 quadradinhos cada;
Coloque os quadradinhos de pão sobre uma assadeira;
Coloque um pouco de pasta sobre cada um dos canapés;
Leve ao forno para gratinar;
Retire do forno e coloque um pouco da geleia por cima;
Sirva ainda morno.

Míni-quiche de queijo

Fonte: Thinkstock

Ingredientes:
Massa:
500 g de farinnha de trigo
250 g de gordura vegetal hidrogenada
2 colheres de sopa de queijo ralado
Sal a gosto
1/2 xicara de chá de guaraná refrigerante
Recheio:
3 ovos
1 lata de creme de leite com soro
200 g de mussarela picadinha
150 g de queijo prato picadinho
1 stick de tempero Meu Segredo ou sal a gosto
Ervas finas a gosto
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo:
Misture a farinha de trigo, a gordura vegetal, o queijo ralado e o sal;
Coloque o guaraná aos poucos. Às vezes não é necessário usar tudo;
Amasse bem até não grudar nas mãos;
Deixe descansar na geladeira por 20 minutos;
Para o recheio é só misturar bem todos os ingredientes.

Montagem:
Forre forminhas pequenas com a massa ou se preferir uma forma grande;
Coloque o recheio polvilhe o queijo parmesão ralado;
Leve para assar em forno já aquecido por 40 minutos ou até dourar.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.