Incremente sua alimentação com os leites vegetais

14/11/2012 às 11:303 min de leitura

Crédito: Shutterstock

A cada dia que passa, surgem novas opções de leites vegetais nas prateleiras de supermercados e lojas especializadas. Seja para pessoas que possuem restrições alimentares (como os alérgicos ou intolerantes à lactose) ou para aqueles que seguem dietas diferenciadas (como os veganos, que não consomem nenhum derivado de origem animal) ou simplesmente para aqueles que gostam de apreciar novos sabores na cozinha, os leites vegetais são um mundo à parte.

No entanto, o alto custo das versões industrializadas desses produtos acaba dificultando o acesso e as incríveis experiências culinárias que podemos fazer com esse tipo de alimento. Mas a boa notícia é que os leites vegetais podem ser facilmente produzidos em casa por um custo bastante baixo.

Para que você possa entender melhor os benefícios da ingestão dos leites vegetais, o TodaEla conversou com as chefs Bárbara Lacerda e Iracema Bertoco, ambas formadas em chef de cuisine, patisserie, boulangerie e sommelier pelo Centro Europeu, em Curitiba, além de serem especializadas em gastronomia funcional. As duas explicam melhor os usos das preparações vegetais e deixam algumas receitinhas saborosas para que você possa tentar em casa.

O que são leites vegetais?

Crédito: Shutterstock

As chefs Bárbara Lacerda e Iracema Bertoco começam explicando que os leites vegetais são bebidas extraídas de sementes, grãos, castanhas ou cereais. O nome “leite” é usado pela semelhança que a bebida vegetal tem com o tradicional leite de vaca. No entanto, vale lembrar que as preparações feitas a partir de matérias vegetais não possuem lactose e agregam uma série de nutrientes originalmente presentes nos ingredientes, enriquecendo assim a dieta de quem os consome regularmente.

Por esse motivo, as chefs ressaltam que, normalmente, os leites vegetais são utilizados para substituir o leite de vaca na alimentação de pessoas que têm alergia ou intolerância à lactose ou simplesmente por aqueles que desejam diversificar a alimentação de uma maneira mais saudável.

Tanto nas versões industrializadas quanto nas preparações que podemos fazer em casa, a variedade de opções é imensa e permite diferentes combinações que resultam em bebidas nutritivas e muito saborosas. Os alimentos mais utilizados na composição dos leites vegetais são amendoim, nozes, castanha de caju, amêndoas, avelã, semente de girassol, gergelim, quinoa, soja, arroz e aveia.

Os benefícios das bebidas vegetais

As especialistas Bárbara Lacerda e Iracema Bertoco nos contam que as vantagens de consumir este tipo de leite são inúmeras: além de serem supernutritivos, há diversas versões que proporcionam sabores inusitados, sendo, os mais conhecidos o leite de soja, leite de aveia, leite de arroz, leite de amêndoas e leite de castanha do Brasil.

Cada um deles fornece individualmente diversos tipos de nutrientes, agregando muito a uma alimentação balanceada. “Atualmente, os leites vegetais industrializados são fáceis de serem encontrados nas grandes cidades, porém os custos destes leites ainda não são tão atrativos para a mudança e também nem sempre agradam ao paladar, porque muitos deles têm um forte sabor residual predominante e enjoam facilmente, como os leites de soja, aveia e arroz, por exemplo”, explica Bárbara.

“O que pouca gente sabe é que é facílimo preparar os leites vegetais em casa e adaptar ao paladar, saborizando de diferentes maneiras. Um exemplo disso são as bebidas feitas com castanhas, que além de muito saborosas, são riquíssimas em nutrientes, fibras, antioxidantes e gorduras que ajudam diminuir o colesterol. A receita que vamos ensinar é feita com água de coco, o que dispensa a adição de açúcar, agrega valor nutricional e deixa o leite bem mais saboroso”, destaca Iracema.

Crédito: Shutterstock

Uma vez que você fez o seu leite vegetal, ele pode ser consumo naturalmente ou utilizado para substituir o leite de vaca em qualquer receita. Lembrando que o sabor das castanhas e sementes pode dar um toque especial à sua receita, além de trazer todas as vantagens que as chefs explicaram anteriormente. Por terem cor e textura muito semelhantes ao leite de vaca, as bebidas vegetais não alteram as preparações, podendo ser usadas sem riscos de comprometer sua receita.

Os leites vegetais caseiros também podem ter seu sabor incrementado com a adição fava de baunilha, cardamomo, canela e o que mais a sua criatividade permitir. Além do leite extraído dos ingredientes, toda a massa residual pode ser aproveitada para diversas preparações deliciosas, como bolos, pães, molhos, doces e uma ricotinha perfeita para ser saboreada no lanchinho da tarde. Não deixe de conferir a receita abaixo!

Leite de castanhas do Pará

Ingredientes

  • 70 gramas de castanhas do Pará
  • 500 mL de água filtrada
  • 500 mL de água de coco

Modo de preparo

Deixe as castanhas de molho por 8 horas na água filtrada em um recipiente tampado. Depois desse período, escorra as castanhas e coloque-as no liquidificador. Acrescente a água de coco e bata bem. Em seguida, coe a mistura em um pano de prato ou filó limpo. Reserve a massa residual para outras preparações e sirva a bebida gelada.

Dicas das chefs: Você pode utilizar o mesmo processo para preparar outros tipos de leite vegetal. Basta substituir as castanhas do Pará por amêndoas, gergelim, semente de girassol, quinoa, amendoim, nozes ou castanha de caju. A validade desses leites é de, no máximo, dois dias na geladeira, mas o preferível é consumir a bebida no mesmo dia do preparo.

Milk shake de banana

Ingredientes

  • 1 copo de leite de castanhas
  • 1 banana

Modo de Preparo

Descasque a banana, fatie em rodelas e leve ao freezer por 2 horas. Depois desse período, bata a fruta no liquidificador com o leite de castanhas. Sirva em seguida. A bebida fica bem cremosa e saborosa!

Ricota de castanhas

Crédito: Shutterstock

Ingredientes

  • 200 gramas de massa de castanhas
  • 30 mL de azeite
  • 1 dente de alho bem triturado
  • 4 azeitonas verdes sem caroço trituradas
  • Salsinha picadinha
  • Suco de meio limão
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes em um recipiente. Em seguida, sirva a ricota com pães ou torradinhas.

Dica das chefs: A receita pode ser feita com a massa residual (aquela sobra do leite vegetal depois de coado) de bebidas vegetais preparadas com qualquer ingrediente.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: