publicidade

Mito ou verdade: jamais devemos despertar um sonâmbulo

21/11/2018 às 03:001 min de leitura

Se você conhece algum sonâmbulo, desses que saem perambulando por aí enquanto estão dormindo, já deve ter ouvido que nunca devemos despertar essas pessoas, pois o susto poderia fazer com que elas entrem em choque e até tenham um ataque do coração. Mas será que essa história é verdade ou tudo não passa de mais uma lenda urbana?

De acordo com o pessoal do mental_floss, não existe nenhuma evidência que comprove que acordar um sonâmbulo possa fazer algum mal. Mas, apesar de podermos despertar essas pessoas sem problemas, o melhor mesmo é não fazê-lo. Isso porque, durante os “passeios”, os sonâmbulos normalmente se encontram em uma fase do sono conhecida como NREM — ou movimento dos olhos não rápido — estágio 3.

Passeios noturnos

Essa é uma fase bastante profunda do sono, sendo muito difícil que alguém acorde diretamente dessa etapa voluntariamente. E embora seja possível despertar alguém durante esse período, a ação pode provocar o que os especialistas chamam de inércia do sono, deixando a pessoa grogue, confusa e agitada durante cerca de 30 minutos.

Devido à confusão, o sonâmbulo pode não reconhecer a pessoa que o está despertando imediatamente, reagindo de maneira inesperada e até mesmo agressiva. Por outro lado, também é perigoso deixar que um sonâmbulo fique perambulando por aí, já que eles podem acabar se machucando ou machucando alguém — já imaginou se eles decidem cozinhar, sair dirigindo ou “voar” durante o sono?

Portanto, melhor do que acordar um sonâmbulo — embora não exista mal algum nisso —, o ideal é conduzi-lo gentilmente de volta para a cama.

*Publicado originalmente em 05/03/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: