É verdade que as orelhas e o nariz aumentam conforme envelhecemos?

03/01/2024 às 03:002 min de leitura

Quando olhamos fotos antigas de nossos familiares, muitas vezes notamos que nossos avós mudaram drasticamente ao longo de suas vidas. Eles não apenas ganharam rugas e suas peles tornaram-se mais flácidas, é possível notar também que seus narizes e orelhas parecem ter ficado maiores com o tempo.

Mas por que é que essas partes do corpo parecem continuar aumentando com a idade? Apesar de não ser devido ao crescimento real de seus tecidos, como acontece na nossa infância, esses órgãos realmente crescem.

Mudanças no rosto

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

De acordo com estudos anteriores, as orelhas e nariz dos seres humanos estão totalmente desenvolvidos aos 20 anos. Após a adolescência, então, a maioria das mudanças na forma e no tamanho de nossos rostos pode ser atribuída ao processo envelhecimento — inevitável para todas as pessoas.

As estruturas subjacentes dessas partes do corpo são feitas de cartilagem, um tecido conjuntivo forte, mas flexível, e que também protege os ossos e as articulações. A cartilagem é composta por células especializadas chamadas condrócitos, que estão suspensas em uma matriz pegajosa e estabilizadas por uma rede de proteínas estruturais chamadas colágeno e elastina.

À medida que ficamos mais velhos, o nosso corpo torna-se menos eficiente na produção de novas fibras de colágeno e elastina, o que causa o enfraquecimento e afrouxamento de toda a estrutura da cartilagem. Além disso, a idade afeta a estrutura dos tecidos que circundam a cartilagem. Por exemplo, os tecidos faciais antes tensos começam a relaxar com a idade e, somado ao efeito da gravidade, os lóbulos das orelhas caem, assim como a ponta do nariz.

Efeitos da idade no corpo humano

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Além de tudo que você leu anteriormente, a pele do nariz pode ficar mais pesada devido à maior atividade das glândulas sebáceas. Esse peso adicional da pele, por sua vez, pode projetar o nariz ainda mais para frente. A estrutura cartilaginosa das orelhas e do nariz também pode ficar mais frouxa se os ossos aos quais estão ancorados perderem um pouco de sua densidade.

Isso pode ser causado por osteoporose ou osteopenia, que são as doenças ósseas degenerativas mais comuns entre pessoas mais velhas. Diminuições no tônus muscular dentro e ao redor das orelhas e do nariz, que sustentam essas estruturas, também acontecem com a idade. No entanto, exatamente o quanto o tamanho do nariz e das orelhas mudará ao longo dos anos depende completamente de uma série de fatores genéticos e ambientais.

As características faciais são geralmente herdadas da nossa família, e o formato do nariz, em particular, parece estar ligado à composição genética de uma pessoa. Sendo assim, não adianta ficar se preocupando com antecedência em relação ao futuro da sua face. No fim das contas, a loteria genética das nossas vidas tem muito a dizer sobre o seu futuro estético.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: