
Ciência
27/02/2013 às 05:08•1 min de leitura
Embora a forma de contar nos dedos já seja automática, você pode otimizar isso, ganhar tempo e, o principal: não se perder em contas altas. A técnica consiste na contagem feita de forma semelhante à dos sumérios, que vamos ensinar aqui.
A única razão para usarmos um sistema decimal atualmente (o que os matemáticos chamam de “base 10”) é que temos 10 dedos nas mãos. No entanto, ao pesquisar um pouco mais, você pode descobrir que os sumérios usavam outro sistema, o “base 60”.
Fonte da imagem: Reprodução/Try this at home
A contagem com os dedos é feita de forma diferente: na mão esquerda, você deixa de contar cada dedo como uma unidade e passa isso para os segmentos de cada dedo. Ou seja: cada dedo passa a valer por três. Para isso, você vai usar apenas quatro dedos da mão e ter o polegar como forma de indicar o processo de contagem, tocando cada parte do dedo que é contabilizada.
Quando você terminar uma mão, abaixe um dos dedos da mão direita. Isso faz com que cada dedo da mão direita passe a valer por 12. Ou seja: quando todos os dedos de sua mão direita estiverem abaixados, sua conta terá chegado a 60 (5 x 12 = 60).
Fonte da imagem: Reprodução/Try this at home
No entanto, se você quiser ir além, ainda pode chegar até 144. Basta que você também conte cada segmento dos dedos da mão direita separadamente (12 x 12 = 144). Até hoje, ainda encontramos diversas referências ao modelo de contagem suméria, como a contagem de tempo, que é feita em 60 segundos, 60 minutos e 12 horas em cada período do dia.