Aprenda a contar até 144 nos dedos sem se perder!
67
Compartilhamentos

Aprenda a contar até 144 nos dedos sem se perder!

Último Vídeo

Embora a forma de contar nos dedos já seja automática, você pode otimizar isso, ganhar tempo e, o principal: não se perder em contas altas. A técnica consiste na contagem feita de forma semelhante à dos sumérios, que vamos ensinar aqui.

A única razão para usarmos um sistema decimal atualmente (o que os matemáticos chamam de “base 10”) é que temos 10 dedos nas mãos. No entanto, ao pesquisar um pouco mais, você pode descobrir que os sumérios usavam outro sistema, o “base 60”.

Reaprendendo a contar!

Fonte da imagem: Reprodução/Try this at home

A contagem com os dedos é feita de forma diferente: na mão esquerda, você deixa de contar cada dedo como uma unidade e passa isso para os segmentos de cada dedo. Ou seja: cada dedo passa a valer por três. Para isso, você vai usar apenas quatro dedos da mão e ter o polegar como forma de indicar o processo de contagem, tocando cada parte do dedo que é contabilizada.

Quando você terminar uma mão, abaixe um dos dedos da mão direita. Isso faz com que cada dedo da mão direita passe a valer por 12. Ou seja: quando todos os dedos de sua mão direita estiverem abaixados, sua conta terá chegado a 60 (5 x 12 = 60).

Fonte da imagem: Reprodução/Try this at home

No entanto, se você quiser ir além, ainda pode chegar até 144. Basta que você também conte cada segmento dos dedos da mão direita separadamente (12 x 12 = 144). Até hoje, ainda encontramos diversas referências ao modelo de contagem suméria, como a contagem de tempo, que é feita em 60 segundos, 60 minutos e 12 horas em cada período do dia.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.