Por que a umidade deixa seu cabelo revoltado?

29/01/2019 às 13:001 min de leitura

Você provavelmente já ouviu alguém falando que, quando chove, os cabelos ficam incontroláveis. É fato: cabelos lisos, quando expostos à umidade, tendem a ficar ondulados, enquanto cabelos crespos ficam com mais frizz ou mais cachos ainda.

A questão é: por que isso acontece? Em primeiro lugar você precisa saber que o cabelo humano é extremamente sensível à umidade, tanto que algumas estações de monitoramento usam o cabelo como mecanismo de medida, já que ele muda de comprimento conforme o ar ao qual está exposto e de acordo com a quantidade de hidrogênio presente na atmosfera.

É tudo uma questão de química


Fonte da imagem: Reprodução/JulioCrepaldi

A estrutura capilar é composta por proteínas de queratina, que se unem, quimicamente falando, de duas maneiras diferentes. No primeiro caso, elas podem formar uma ligação dissulfureto, na qual dois átomos de enxofre estão covalentemente ligados entre si e dão mais força ao cabelo, fazendo com que ele não seja afetado pela umidade do ar.

Outro tipo possível de conexão é formada apenas por uma ligação de hidrogênio, que desfavorece a força da estrutura capilar, fazendo com que o cabelo fique mais fraco. Nesses casos, há quebra de ligações de hidrogênio sempre que o cabelo fica úmido e seca em seguida.

Essas ligações acontecem quando as moléculas de queratina formam uma atração fraca com as moléculas de água presentes na umidade, o que faz com que duas proteínas de queratina se unam. Já que o ar úmido possui mais moléculas de água do que o ar seco, um único fio de cabelo pode produzir várias ligações de hidrogênio e, quando muitas delas são compostas, os fios do cabelo saem de forma e sofrem pequenas dobras e levantamentos, ou seja, ficam com frizz ou ondulados.

*Publicado em 24/04/2013

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: