
Ciência
17/08/2011 às 14:39•4 min de leitura
Quando chega o inverno, é quase impossível resistir a um bom fondue. Feito com queijos ou com chocolate, as duas opções agradam ao paladar e deixam a estação muito mais aconchegante. O problema é que as receitas tradicionais costumam ser muito calóricas e daí não há dieta que resista.
Mas existem várias maneiras de diminuir as calorias dos pratos para que você possa saborear um fondue sem peso na consciência ou excessos na balança. Trocando alguns ingredientes, é possível reduzir até 80% das calorias e ainda obter receitas muito saborosas. Confira as dicas e receitas que o TodaEla separou para você poder ter um finalzinho de inverno muito mais gostoso.
Reduzindo calorias
Para poder degustar o fondue sem culpa, basta prestar atenção a alguns ingredientes que costumam multiplicar o número de calorias da receita. Os queijos, o chocolate e o creme de leite são os maiores vilões da dieta. Por isso, fique de olho nas trocas de ingredientes para cada tipo de receita.
Para preparar um fondue de chocolate
O chocolate meio amargo é menos calórico do que o chocolate ao leite, mas também tem um sabor mais forte que nem sempre agrada a todos. Para equilibrar o açúcar e diminuir as calorias, misture os dois tipos de chocolate. Já os diabéticos podem apostar sem erro nas versões diets.
Para completar a receita, prefira creme de leite light em vez do tradicional. Mas atenção, o creme de leite de soja (mesmo tendo poucas calorias) não é indicado para fazer o fondue – ele influencia na consistência da mistura.
Na hora de escolher os aperitivos, abuse das frutas. Kiwi, morango, banana, maçã, uva, pera e abacaxi são ótimas opções. Fuja dos doces e biscoitos, que se tornarão uma bomba de calorias ao serem misturados com o chocolate.
Para preparar um fondue de carne
O filé mignon é o corte mais recomendado para fazer um fondue de carne. Essa recomendação pode ser seguida à risca já que o filé mignon é uma carne magra e muito macia.
Os maiores inimigos nesse caso são os temperos oferecidos como acompanhamento. Prefira as versões lights dos molhos que serão servidos, como maionese, requeijão e catchup. Outra maneira de deixar seu fondue saboroso e com menos calorias é optar pelas pastas feitas com vegetais, grãos e ervas. As pastas que mais combinam com a carne são feitas de berinjela, ricota, grão de bico, alho ou tomate. Para temperar utilize as suas ervas de preferência – orégano, manjericão, cheiro verde, manjerona e alecrim são sempre bem-vindos.
Para preparar um fondue de queijo
Para preparar a mistura, experimente usar queijos menos gordurosos – as versões lights do requeijão, cream cheese e do queijo prato já diminuem bastante o número de calorias. Para melhorar ainda mais, opte pelo leite desnatado ou leite de arroz. Se a sua receita incluir maionese ou creme de leite, mais uma vez, escolha produtos lights.
Os pães também podem contribuir muito para aumentar as calorias do seu fondue. Invista em nas versões integrais, que podem ser incrementadas facilmente. Basta cortar as fatias em cubinhos, torrá-los e temperá-los com ervas. Os pães integrais não apresentam um número reduzido de calorias, mas a presença de fibras garante a saciedade e assim fica mais fácil comer na medida certa.
Servir vegetais cozidos também é mais uma opção light para completar o fondue de queijo sem pesar na balança. Além de combinarem perfeitamente com o sabor, alguns vegetais – como brócolis, cenoura, couve-flor, abobrinha, berinjela e batata – são saudáveis e muito menos calóricos. Basta cozinhá-los no vapor ou refogá-los com os temperos desejados e servir.
Faça seu fondue light
Seguindo as dicas acima, você já pode fazer o seu próprio fondue light. Então siga as receitas abaixo e aproveite a ocasião para receber os amigos ou preparar um momento especial para o seu amor. E lembre-se de escolher um bom vinho para acompanha o seu fondue!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes e leve ao forno de micro-ondas, em potência média, por 2 minutos. Em seguida, bata a mistura com uma colher de pau até esfriar e coloque no réchaud em chama baixa. Não deixe a mistura ferver para não queimar ou talhar. Depois, basta servir com as frutas de sua preferência.
Ingredientes:
Para o fondue:
Para os molhos:
Modo de preparo:
Jogue um fio de azeite na panela de fondue. No fogão, refogue o alho, o sal, a cebola e o cubo de caldo de carne. Acrescente a água e prove, deve ter o sabor que você gostaria de encontrar na carne. Acrescente as ervas e deixe ferver bastante. Acenda o fogo do seu aparelho de fondue e transfira a panela para o réchaud. Fatie o filé em tirinhas finas, com a faca ligeiramente inclinada, para dar uma forma bonita às tirinhas. Disponha em uma vasilha rasa.
Prepare um dos molhos misturando a maionese com catchup, depois com a mostarda; faça o outro com o alho, ervas e o que mais você inventar. Apenas o barbecue, a geleia e o chutney não devem ser misturados à maionese. Coloque cada molho em uma vasilhinha e sirva. Mergulhe as tirinhas no caldo da panela e aguarde até cozinhar levemente. Depois é só mergulhar no molho desejado e se deliciar sem culpa.
Fondue de queijo
Ingredientes:
Modo de preparo:
Em uma panela, dissolva a farinha no leite desnatado e acrescente o queijo prato ralado. Em fogo baixo, adicione o cream cheese, o requeijão, o sal e a noz-moscada e siga mexendo até obter um creme bem homogêneo. Corte o pão em cubinhos e sirva junto com o fondue ainda quente.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bata os morangos e as amoras no liquidificador junto com o suco de laranja até ficar homogêneo. Passe pela peneira e coloque em uma panela. Leve ao fogo e acrescente o adoçante. Ferva por 15 minutos. Acrescente o pudim de baunilha dissolvido na água conforme as instruções do fabricante e leve novamente ao fogo, sem parar de mexer, até formar um creme. Despeje na panela de fondue e coloque no réchaud. Arrume as frutas secas em travessas pequenas e sirva-as mergulhadas no creme de baunilha.