O Natal está chegando: veja 6 ceias típicas em diferentes partes do mundo
306
Compartilhamentos

O Natal está chegando: veja 6 ceias típicas em diferentes partes do mundo

Último Vídeo

Faltam poucos dias para o Natal e, se você ainda não se deu conta de que o Bom Velhinho está quase chegando, essa é a hora certa para entrar no clima das festas de final de ano. As lojas, as ruas e muito provavelmente até a sua casa já estão repletas de luzes e laços para receber uma das datas mais charmosas do ano.

Os responsáveis pela cozinha também já devem ter começado a planejar a ceia. Peru, chester, lombo, arroz à grega, salpicão, maionese, pavê, torta e panetone são alguns dos pratos que costumam aparecer na mesa dos brasileiros. Mas quais são as tradições seguidas em outras partes do mundo?

Confira abaixo como outras nações celebram o Natal e compartilhe nos comentários o que deve aparecer na sua ceia deste ano.

1) Leste Europeu

A Fonte da imagem: Reprodução/Food

Em países como Polônia, Ucrânia, Lituânia e outros, a noite de Natal é mais do que um jantar: é um ritual. Por isso, no dia 24 de dezembro, são servidos 12 pratos vegetarianos bastante elaborados. Isso acontece porque o período que antecede o Natal é marcado pelo jejum, que é quebrado somente com a ceia. Como é típico das culturas eslavas, o jantar também serve para honrar os espíritos dos familiares que já se foram, que ganham um lugar na mesa e são servidos como se estivessem presentes.

Entre os principais pratos, a República Tcheca tradicionalmente consome peixe frito com batatas. Em outras casas, também é comum preparar biscoitos natalinos para oferecer aos convidados. Assim como no Brasil, os preparativos das festas nos países do Leste Europeu começam dias ou semanas antes da ceia, já que incluem a decoração das casas e a montagem da árvore de Natal.

2) Finlândia

Fonte da imagem: Reprodução/Why’d You Eat That?

Na Finlândia, a ceia de Natal recebe um nome especial: joulupöytä, que significa “mesa natalina” em finlandês. Durante a celebração são servidos vários pratos típicos da estação. A principal atração da mesa costuma ser um grande presunto, que é degustado com mostarda, pão e outros acompanhamentos. Os peixes também fazem parte da ceia finlandesa, que conta com uma iguaria bastante apreciada: fígado com uvas-passas.

A mesa ainda traz opções bastante comuns, como batatas, arroz e cenouras. As bebidas típicas podem ser alcoólicas ou não, como o glögi, que é um vinho temperado com especiarias que se parece com o “quentão” ou “vinho quente”, como é conhecido em algumas partes do Brasil.

3) Dinamarca

Fonte da imagem: Reprodução/Lises-mad

Em uma tradicional ceia de Natal na Dinamarca, não pode faltar um assado, seja ele um leitão, um ganso ou um pato. A carne é servida com batatas, repolho-roxo e muito brun sovs, que é um molho tradicional dinamarquês feito com pimenta, nata, caldo de carne e outros ingredientes.

Na hora da sobremesa, a ceia fica ainda mais divertida. Isso porque o doce típico é um pudim de arroz que costuma vir com uma amêndoa escondida – o sortudo que a encontrar ganha um presente que é conhecido como o “presente da amêndoa”. Para acompanhar, os dinamarqueses bebem gløgg (que é uma versão do vinho temperado servido na Finlândia) e cervejas feitas especialmente para essa época do ano e que costumam ter um alto teor alcoólico.

4) Holanda

Fonte da imagem: Reprodução/Yummy Dutch

As tradições natalinas na Holanda são bem diferentes dos países vizinhos. Enquanto as nações que vimos até aqui servem mesas com uma série de opções para os visitantes, os anfitriões holandeses permitem que seus convidados preparem suas próprias refeições.

Para isso, eles oferecem vegetais, carnes e camarões devidamente limpos e picados. Em seguida, cada convidado utiliza sua panelinha para cozinhar e temperar pequenas porções de comida. Além do prato que vai preparar, o visitante pode contar com saladas, frutas e molhos variados. Curiosamente, esse tipo de ceia é mais comum na Indonésia por influência da colonização holandesa.

Entre as famílias holandesas que não seguem esse modo de servir a ceia, é comum encontrar pratos mais tradicionais, como pato, coelho ou faisão assado, rosbife ou presunto, que são servidos com vegetais variados, batatas e saladas. Mais recentemente, a influência da cultura britânica também fez aumentar o número de perus na mesa dos holandeses.

5) França

Fonte da imagem: Reprodução/Buche de Noel

Em sua origem, a palavra francesa réveillon significa “acordar” e é uma referência às longas noites em que as pessoas passam da meia-noite para poder comemorar o Natal e o Ano-Novo. Na França e em outros países francófonos, as opções mais comuns para a ceia de Natal incluem foie gras (o polêmico patê de fígado de ganso), ostras, salmão defumado, pato, ganso ou peru assado e recheado.

Para a sobremesa, a celebração francesa conta com um tradicional bolo natalino chamado La Bûche de Noël, que é uma espécie de rocambole recheado de diferentes sabores, como chocolate e avelãs. O nome do prato, que significa “o tronco de Natal”, é o que inspira as cozinheiras a fazer bolos parecidos com troncos. E como não poderia deixar de ser, a bebida que acompanha a ceia é champagne.

Uma curiosidade: na região da Provença existe uma tradição que manda que sejam servidas 13 sobremesas na noite do dia 24 de dezembro. Entre as opções, quase sempre é possível encontrar frutas e pompe à l’huile, um pão doce tradicional.

6) Canadá

Fonte da imagem: Reprodução/Dayton Daily News

Enquanto parte do Canadá comemora segundo as tradições da França, a parte inglesa do país segue costumes muito semelhantes aos de seu colonizador, a Inglaterra, e de seu vizinho, os Estados Unidos. Por esse motivo, é comum encontrar na mesa dos canadenses pratos como peru assado, purê de batatas, molho de cranberry, vegetais e pudim de ameixa para a sobremesa.

Entre os doces, também faz parte das festividades assar tortas de manteiga e pãezinhos que são oferecidos aos colegas nos dias que antecedem a ceia, além de estarem presentes na noite de Natal. Para completar, eggnog é uma bebida à base de ovo e leite, semelhante à gemada, que é mais uma das tradições americanas incorporadas pelos canadenses.

*Publicado em 25/11/2013

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.