Será que os neandertais eram chegados em devorar a carne uns dos outros?

18/07/2016 às 11:582 min de leitura

Cada dia que passa, parece que descobrimos mais coisas fascinantes a respeito dos neandertais — uma espécie do gênero Homo que se tornou extinta há cerca de 40 mil anos. A última novidade é que um grupo de arqueólogos encontrou evidências claras de que esses antigos “primos” dos humanos praticavam o canibalismo e possivelmente utilizavam os ossos de seus mortos como ferramenta.

Os pesquisadores encontraram um total de 99 fragmentos de ossos pertencentes a cinco indivíduos — quatro adultos e uma criança — que viveram entre 40,5 mil e 45,5 mil anos atrás na Bélgica. Na verdade, os arqueólogos já haviam descoberto outras evidências da prática de canibalismo entre neandertais em Portugal, na Espanha, na Croácia e na França, mas os sinais não eram tão evidentes como os que foram encontrados agora.

Devorando os coleguinhas

Os arqueólogos encontraram marcas nos fragmentos que incluem sinais de que a carne foi cortada para separá-la dos ossos. Além disso, tudo indica que os neandertais não eram de desperdiçar nada, já que os pesquisadores também encontraram evidências de que eles esmagaram alguns ossos para remover a medula — ou o bom e velho “tutano”.

Fragmentos de ossos de neandertais encontrados na Bélgica

No mesmo local onde os fragmentos neandertais foram encontrados, os arqueólogos ainda acharam ossos de cavalo e rena que traziam exatamente as mesmas marcas, indicando que eles também serviram de petisco para os antigos ocupantes do sítio. Além disso, voltando aos fragmentos, os pesquisadores descobriram marcas que indicam que eles podem ter sido utilizados para ajudar a esculpir utensílios de pedra.

A confirmação de que os nossos antigos parentes praticavam o canibalismo permite que os arqueólogos entendam melhor como era a sua relação com os mortos. Hoje sabemos que eles preparavam os corpos para ritos funerários, que os devoravam de vez em quando e, ainda, que usavam seus ossos como ferramentas para a criação de utensílios.

Locais nos quais os arqueólogos encontraram os sinais de que a carne foi cortada do osso

Entretanto, essa grande variação de comportamento levanta uma série de questões fascinantes sobre o convívio social dos membros de um grupo e entre os grupos diferentes de neandertais. Os arqueólogos não sabem dizer, por exemplo, se eles praticavam o canibalismo durante algum ritual, se o consumo da carne de seus iguais tinha algum significado e era reservado apenas para ocasiões especiais ou se eles tratavam seus mortos como simples fonte de alimento.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: