10 dicas importantes para você que vai emprestar dinheiro a alguém

15/02/2016 às 09:574 min de leitura

Quem nunca emprestou ou pegou dinheiro emprestado? Em momentos de aperto, qualquer ajuda é bem-vinda, e o empréstimo, seja de um amigo ou um familiar, é sempre uma opção para não deixar o nome sujo. No entanto, é preciso estar atento a alguns pontos importantes ligados a qualquer relação que envolva a cessão de dinheiro.

Por isso, apresentamos 10 dicas essenciais para você que vai emprestar dinheiro a alguém. A publicação é baseada em um artigo do site Mental Floss, que traz as visões especializadas de Bruce McClary, Vice-presidente de Comunicação da Fundação Nacional de Aconselhamento de Crédito, e Lynnette Khalfani-Cox, especialista em finanças pessoais. Confira:

1. Se você deseja emprestar a alguém, se pergunte por que

Quando alguém te pede dinheiro emprestado, há alguns motivos que fazem você pensar que deve aceitar. Um deles é a sua possível adoração por se sentir generoso, e, nesse caso, a escolha é emocional. Por isso, Khalfani-Cox alerta para que se tome cuidado com isso e seja prudente, seja qual for a decisão. Outra situação é com relação ao medo de que a recusa faça a pessoa parecer menos disposta a ajudar, egoísta ou não tão confiável.

Sobre essa situação, a especialista adverte: “Nenhuma relação deve depender da abertura da pessoa a emprestar dinheiro; e, se um ‘não’ for ferir isso, talvez a amizade não seja tão forte quanto se imaginava”.

2. Sugira uma alternativa

O importante em casos que possam abalar a relação é demonstrar que, apesar de não querer emprestar, você se importa com a situação daquela pessoa que pediu a quantia de dinheiro. Sendo assim, é fundamental ser sincero e demonstrar o interesse sugerindo as possíveis alternativas para a questão. Khalfani-Cox recomenda, em uma circunstância que alguém quer dinheiro para comprar uma máquina com o intuito de começar um negócio, por exemplo, diga que não pode ajudar e pergunte se ela já cogitou alugar o equipamento.

3. Faça um acordo escrito

Ninguém empresta dinheiro de forma despretensiosa e, logicamente, espera no mínimo reaver a mesma quantia que cedeu. Sendo assim, é importante se garantir com relação a isso, e uma maneira muito interessante é produzindo um acordo escrito. Nesse documento, você pode incluir algumas cláusulas e detalhes da transação, como o montante, o cronograma de reembolso, as possíveis consequências para o caso de o dinheiro não ser devolvido, entre outros. McClary ressalta que fazer um contrato com reconhecimento de firma é melhor para que o acordo se torne válido e mais executável.

4. Comente a situação com seu cônjuge

Evite problemas em casa. Caso a quantia a ser emprestada seja um valor realmente expressivo, verifique com seu(a) parceiro(a) se ele(a) concorda com isso. Segundo Khalfani-Cox, muitos são os casos de relações estremecidas e atritos criados em função de empréstimos não discutidos. Ela cita até pais que se arrependeram de ceder quantias aos filhos, em função dos conflitos gerados em casa.

5. Não utilize seu fundo de aposentadoria

Segundo Khalfani-Cox, esse é um dos grandes erros que você pode cometer. Mexer em qualquer fundo de aposentadoria para poder ajudar um parente ou amigo é uma imprudência. Se você precisar fazer uma operação como essa, conscientize-se de que você não possui o dinheiro para emprestar.

6. Não fique em cima do dinheiro para controlar no que está sendo gasto

Embora a maioria das pessoas próximas não vá emprestar o seu dinheiro para apostar em jogos de azar, elas podem precisar utilizar uma parte dos fundos para outro fim que não o alegado no acordo. Você não deve se debruçar sobre a situação a fim de fiscalizar para saber com o que está sendo gasto. A especialista em finanças pessoais lembra que, se isso ocorrer, provavelmente havia uma boa razão por parte da pessoa devedora e não é sua função controlar os gastos dela.

7. Estabeleça uma taxa de juros

Além de ser uma exigência do Governo para que não seja considerado um presente e assim aconteça cobrança de taxas indevidas, estabelecer juros mostra o nível de seriedade com o qual você está levando o empréstimo, segundo Bruce McClary. Para fazer isso, você deve se basear nas tarifas federais aplicáveis atuais, mas em valores geralmente menores. Fique atento para a necessidade de ser declarado como rendimento em seu imposto de renda, evitando que seja considerado um presente.

8. Pense por que você foi o escolhido

Você deve pensar por que, de tantos amigos e instituições financeiras, mesmo praticando taxas de juros semelhantes, logo você foi o escolhido. Pode ser, inclusive, que você não tenha sido a primeira escolha, e isso com certeza significa alguma coisa. Sendo assim, Khalfani-Cox lembra que o fato de pedir dinheiro emprestado já é um problema, e se um banco possivelmente não aceitou realizar a transação é porque não considerou a pessoa um risco de crédito válido. Logo, se o fato de talvez não receber o dinheiro de volta te causa algum sentimento ruim, repense antes de emprestar qualquer quantia.

9. Deixe claro quando e como quer o retorno do dinheiro

McClary recomenda colocar esses detalhes no contrato, mas da forma mais clara e específica possível. Negocie como será feito o retorno: se será de forma parcelada, com o montante fixo, em quanto tempo, o valor inicial emprestado, quanto se espera render ao final do período, se será em dinheiro ou por depósito, entre outros.

10. Diga “não” sem medo de ser feliz

A maioria das pessoas tende a tentar ajudar uma situação financeira ruim de um parente ou amigo. Mas você não deve se sentir na obrigação de emprestar dinheiro e pode se negar sem medo. Segundo Khalfani-Cox, o erro é acreditar que a pior situação se desenhará com a sua recusa. “Por exemplo, se o seu irmão lhe pede dinheiro emprestado para pagar a conta do celular para não ter a linha cortada e você recusa, há alguns resultados possíveis. Ele pode pedir ajuda a outra pessoa, conseguir o dinheiro por conta própria, negociar com a operadora de telefonia ou ter mesmo o celular cortado. Ou seja, de quatro possibilidades, três terminam de uma maneira positiva sem você se envolver com o caso”, complementa a especialista.

Você já teve problemas com empréstimo de dinheiro a um parente ou amigo? Conte como a situação foi resolvida no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: