Ciência
16/01/2018 às 12:43•2 min de leitura
1 – Existem 4 espécies de cangurus — sendo que a mais comum delas é a Macropus giganteus, cujos animais são conhecidos popularmente como cangurus-cinzas-orientais.
2 – Apesar de os cangurus-cinzas-orientais serem os mais números, o animal símbolo da Austrália é o canguru-vermelho (Macropus rufus).
Oi, humano! (Culture Trip/Tourism Australia/Allan Dixon)
3 – Incrivelmente, quando nascem, os cangurus são do tamanho aproximado de uma uva, acredita?
4 – Os cangurus são os únicos animais de grande porte no mundo que se locomovem saltitando.
Saltitando por aí (National Geographic Kids)
5 – Eles usam as suas caudas para manter o equilíbrio enquanto saltam e para ajudá-los a se locomover. Elas funcionam como se fossem uma terceira pata.
6 – Os cangurus são incapazes de saltar para trás. Por outro lado, eles são capazes de nadar.
Bora lá dar um mergulho? (Dreamlandia)
7 – Sabia que na Austrália, cuja população é de pouco mais de 24,6 milhões de habitantes, existem mais cangurus do que pessoas?
8 – Os cangurus-vermelhos podem chegar a medir até dois metros, ser capazes de saltar até três metros de altura, cobrir distâncias de mais de 7,5 metros com um único salto e alcançar velocidades de mais de 65 quilômetros por hora!
9 – Os cangurus machos exibem o “muque” — ou seja, eles flexionam os bíceps — para impressionar as fêmeas.
E aí, vai encarar? (National Geographic)
10 – E elas permanecem boa parte de suas vidas gerando cangurusinhos. Aliás, sabia que elas contam com três vaginas?
11 – Ainda sobre a gestação desses animais, assim como ocorre com todos os marsupiais, os filhotes nascem bem cedo — no que seria equivalente à sétima semana de gravidez em humanos.
Não são umas fofuras? (National Geographic Kids0
12 – Quando nascem, os filhotes são pouco mais do que um embrião e terminam o desenvolvimento nas “bolsas” de suas mães, onde passam vários meses até serem grandinhos o suficiente para explorar o mundo sozinhos.
13 – A grande maioria dos cangurus é canhota. Além disso, eles são animais sociais e costumam viver em grupos que vão desde 3 a 4 indivíduos a bandos com cerca de 100.
Eles não curtem viver sozinhos (Smithsonian.com/Alex Proimos/Flickr)
14 – Os cangurus lambem os próprios antebraços para ajudar a regular a temperatura corporal.
15 – Os cangurus têm excelente audição e, assim como outros animais com esse sentido afiado, são capazes de mover as orelhas em direções diferentes sem mexer a cabeça para captar melhor os ruídos.