269
Compartilhamentos

Agora ficou fácil: criaram uma fonte que mistura o braile com o alfabeto

O alfabeto em braile, para quem não é deficiente visual, é altamente complexo de ser compreendido: são um monte de pontinhos em alto relevo que não parecem fazer muita lógica. É óbvio que para quem necessita dessa tecnologia ela é extremamente eficiente, mas e se criássemos formas de popularizássemos o braile para ficar mais simples para todo mundo? Um designer japonês resolveu fazer isso.

Kosuke Takahashi, de Tóquio, criou o Braille Neue: uma fonte que utiliza os pontinhos do braile tradicional para desenhar letras nesses formatos. Assim, torna-se uma fonte compreensível tanto para quem quanto para quem não tem deficiência visual. Uma das maiores vantagens da proposta é não precisar escrever duas vezes a mesma informação, bastando utilizar a nova fonte.

Braille NeueBraille Neue mistura o alfabeto em braile com as letras para criar apenas um símbolo

Como ponto de partida, Takahashi utilizou a fonte Helvetica Neue adaptando cada letra para o seu respectivo símbolo em braile. E ele conseguiu criar versões tanto para alfabetos latinos quanto para japoneses! Assim, a comunicação pode ser em diferentes linguagens e com o mesmo resultado.

Ainda assim, a principal utilidade do Braille Neue é em anúncios publicitários, já que as letras precisam ser um pouco mais graúdas do que estamos acostumados. Isso não impede de ser uma iniciativa perfeita e que promove a inclusão, abrindo portas para novas fontes que consigam usar a mesma ideia.

braille neueA principal utilidade é em anúncios informativos

Para saber mais sobre o assunto:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.