Drops Históricos #008: sua dose semanal de História aqui no Mega!

21/05/2018 às 04:315 min de leitura

Nesta semana no Drops Históricos, você confere informações sobre a separação da Sérvia e de Montenegro, encerrando a República Federal da Iugoslávia, o pacto de auxílio mútuo entre Alemanha e Itália antes do início da Segunda Guerra Mundial e o Início da Guerra entre México e Estados Unidos que mudou drasticamente o território de ambos os países.

Além disso, você vai conhecer quem foi Victor Hugo, um importante escritor francês, Bonnie & Clyde, dois famosos criminosos que aterrorizaram os Estados Unidos no século passado, e João Calvino, um teólogo protestante francês que influenciou a Europa no século XVI.

21 de maio

1982: Na Guerra das Malvinas, a marinha britânica realiza as primeiras operações de desembarque nas ilhas

Neste dia, as primeiras tropas britânicas chegavam em terra na Baía de San Carlos, no extremo ocidental da Ilha Soledad (de onde está a capital Puerto Argentino). Sem encontrar resistência, estabeleceram rapidamente três cabeças de praia e avançaram até a localidade de San Carlos, de onde produziriam as primeiras lutas. Entretanto, diversas unidades aeronavais britânicas realizaram ataques de apoio cerrado em outros pontos do arquipélago, bombardearam alvos selecionados e enviaram tropas para Darwin e Goose Green.

2006: Sérvia e Montenegro se tornam estados independentes

A dissolução da Sérvia e Montenegro ocorreu com a declaração formal de independência de Montenegro, em 3 de junho de 2006, e a declaração formal de independência da Sérvia, em 5 de junho. Isso se seguiu a um referendo de independência de Montenegro realizado em 21 de maio de 2006. A dissolução encerrou a União Estatal da Sérvia e Montenegro, anteriormente conhecida como República Federal da Iugoslávia. Após a dissolução, a Sérvia declarou-se sucessora legal e política de Sérvia e Montenegro.

22 de maio

1939: Alemanha e Itália firmam o Pacto de Aço

O Pacto de Aço, oficialmente Pacto de Amizade e Aliança entre Alemanha e Itália, foi um acordo entre os governos da Itália fascista e da Alemanha nazista firmado em 22 de maio de 1939, por Galeazzo Ciano e Joachim von Ribbentrop.

O pacto era de aliança em caso de ameaças internacionais, ajuda imediata e suporte militar em caso de guerra, e nenhuma das partes poderia firmar paz sem o consentimento da outra; também estava incluída colaboração na produção bélica e em campo militar. O pacto teve inicialmente a validade de 10 anos.

1990: A Microsoft lança no mercado o Windows 3.0

2

Há 28 anos chegava às lojas dos EUA o programa Windows 3.0, interface gráfica para o sistema operacional DOS que teve grande sucesso na dura missão de enfrentar concorrentes como Apple, Amiga, OS/2 e NeXT – empresa que Steve Jobs fundou depois que foi enxotado da empresa da Maçã – e colocou a Microsoft no caminho certo para o domínio quase completo do incipiente mercado da computação doméstica até os dias de hoje.

1998: Um acordo de paz é aprovado entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte

O conflito na Irlanda do Norte foi uma disputa de grande violência pelo estatuto político da Irlanda do Norte, que causou a perda de muitas vidas. Tratava-se, em primeiro lugar, da população protestante (maioria) visando preservar os laços com a Grã-Bretanha e, do outro, a população católica (minoria), defendendo a independência ou a integração da província com a República da Irlanda, ao sul, país predominantemente católico.

Morreu neste dia...

1885: Victor Hugo, escritor francês

Victor Hugo (1802-1885) foi um poeta, dramaturgo e estadista francês. Autor dos romances "Os Miseráveis", "O Homem que Ri", “O Corcunda de Notre-Dame", "Cantos do Crepúsculo", entre outras obras célebres. Grande representante do Romantismo, foi eleito para a Academia Francesa.

23 de maio

1846: O México declara guerra aos Estados Unidos. É a Guerra Mexicano-Americana.

A Guerra Mexicano-Americana, também conhecida como Guerra Estados Unidos-México ou Guerra México/EUA, foi o primeiro grande conflito impulsionado pelas ideias do Destino Manifesto, a crença de que os Estados Unidos tinham o direito, dado por Deus, de expandir as suas fronteiras por toda a América, civilizando-a.

O conflito deu se entre Estados Unidos e México de 1846 a 1848 e teve enormes consequências para o futuro das nações envolvidas. Com a intervenção, os Estados Unidos ampliaram o seu território em cerca de um quarto, enquanto o México perdeu aproximadamente metade do seu.

1930: O dirigível Graf Zeppelin faz sua primeira viagem ao Brasil

Em seu voo inaugural na rota da Alemanha para a América do Sul, o "Graf Zeppelin" chegou primeiro ao Recife, atracando no Campo do Jiquiá em 22 de maio de 1930. Em terra, mais de 15 mil pessoas foram assistir ao evento. Para recepcionar aeronave, passageiros e tripulantes, ao local estiveram presentes o próprio governador do estado de Pernambuco, Estácio Coimbra, e o sociólogo Gilberto Freyre. 

Morreu neste dia...

1934: Bonnie & Clyde, criminosos estadunidenses

Bonnie Elizabeth Parker e Clyde Chestnut Barrow foram criminosos americanos que viajaram pelo centro dos Estados Unidos com sua gangue durante a Grande Depressão, roubando pessoas e matando quando encurralados ou confrontados. Suas façanhas chamaram a atenção do público americano durante a "Era do Inimigo Público", entre 1931 e 1935.

24 de maio

1337: Início da Guerra dos Cem Anos

4

Foi um dos maiores conflitos da Idade Média, entre duas das principais potências europeias: França e Inglaterra. Apesar do nome, durou mais de 1 século – segundo a definição dos historiadores, tudo começou em 1337, para terminar só em 1453. Além disso, não foi um confronto ininterrupto, mas uma série de disputas que incluíram várias batalhas.

Morreu neste dia...

1543: Nicolau Copérnico, astrônomo polonês

Foi um astrônomo, matemático, médico e religioso polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica, na qual colocava o Sol no centro do Sistema Solar. Além disso, explicou como ocorrem as estações e mostrou que não vemos as estrelas na mesma posição celeste na Itália e no Egito, nem podemos ver, do Hemisfério Norte, estrelas que vemos no Sul. Apresentou relato pormenorizado dos movimentos da Terra, da Lua e dos planetas.              

25 de maio

1961: Kennedy anuncia as intenções dos EUA de enviar homens à Lua

Em 1961, o presidente John Kennedy (1917-1963) anunciou no Congresso que seriam os EUA o primeiro país a levar um homem ao solo lunar, pelo projeto Apollo Moon. Em paralelo, foi lançado o Programa Gêmeos, responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia de nave espacial compatível com a permanência de um homem na Lua.

Foi assim que os cientistas norte-americanos conseguiram mudar a órbita de uma nave espacial e entender como o corpo humano seria afetado pelas condições do espaço.

1977: "Star Wars" estreia nos cinemas

5

Em maio de 1977, chegava aos cinemas dos EUA "Star Wars", primeiro filme de uma franquia bilionária nos cinemas que rendeu ao seu criador, George Lucas, enorme prestígio e um império em produtos licenciados.

Desde o início, mais que uma visão criativa de um universo conciso e povoado por estranhos e fascinantes seres, o cineasta prezou por uma abordagem diferente da comercialização do filme — conseguindo ficar com os direitos sobre merchandising de sua obra, o que o tornou um dos homens mais poderosos da indústria do entretenimento , decretando a morte da Velha Hollywood e de seu formato de negócios vigente.

1986: A União Europeia adota sua bandeira atual

A bandeira europeia consiste num círculo com 12 estrelas douradas num fundo azul. Apesar de ela estar normalmente associada à União Europeia (UE), foi inicialmente usada pelo Conselho da Europa e pensada para representar o continente como um todo.

26 de maio

2002: A sonda Mars Odyssey encontra sinais de água em Marte

Já faz tempo que os cientistas aventam hipóteses de existirem reservas de água gelada no subsolo de Marte. Em 2002, na sua missão a sonda 2001 MARS ODYSSEY examinou o planeta a partir da sua órbita e detectou sinais de gelo no solo em latitudes mais elevadas. Em 2008, a missão Phoenix da NASA escavou gelo de água no seu local de aterragem próximo do Polo Norte marciano.

27 de maio

1703: o Czar Pedro, o Grande funda a cidade de São Petersburgo

6

São Petersburgo foi fundada em 1703 e, durante mais de 200 anos, foi capital da Rússia. Presenciou eventos importantes para a história mundial ao longo do século XX e é a segunda maior cidade da Rússia, com aproximadamente 5,3 milhões de habitantes.

A cidade fica às margens do Rio Neva (que deságua no Golfo da Finlândia), o que faz de São Petersburgo um importante porto comercial do país. Além disso, é um centro industrial importante e considerada uma das cidades mais europeizadas da Rússia.

1937: Inaugurada a ponte Golden Gate, na Califórnia

Em 27 de maio de 1937, a ponte Golden Gate, ligando San Francisco ao Condado de Marin, na Califórnia, foi oficialmente inaugurada em meio a júbilo e celebrações da população.

Denominada segundo o apertado estreito que marca a entrada para a baía de San Francisco a partir do oceano Pacífico, a Golden Gate foi construída entre janeiro de 1933 e maio de 1937. À época ela era a mais longa ponte pênsil em todo o mundo, com aproximadamente 1,5 mil metros.

Morreu neste dia...

1564: João Calvino, teólogo cristão francês

Foi um teólogo, líder religioso e escritor francês. Foi o pai do Calvinismo, reforma protestante que impôs hábitos austeros e puritanos aos seus seguidores e atingiu a maior parte dos países da Europa Ocidental.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: