Drops Históricos #012: sua dose semanal de História aqui no Mega!

18/06/2018 às 04:305 min de leitura

Nesta semana na coluna Drops Históricos, você confere a coroação do rei Henrique VIII da Inglaterra, um monarca famoso por ter se casado seis vezes e rompido com a Igreja Romana ao fundar sua própria, a Anglicana. Falando ainda em Inglaterra, temos também a coroação da rainha Vitória, apelidada de "avó da Europa", visto que casou seus filhos e netos com diversos nobres de outros países europeus. 

Você também vai descobrir um pouco sobre personalidades importantes da língua portuguesa: Machado de Assis, um dos maiores escritores da história brasileira; José Saramago, escritor português vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1998; e Chico Buarque de Holanda, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB). 

18 de junho

1815: A derrota de Waterloo leva Napoleão Bonaparte a abdicar do trono da França pela segunda vez

A Batalha de Waterloo foi travada perto de Waterloo, na atual Bélgica, então parte do Reino Unido dos Países Baixos. Um exército francês sob o comando de Napoleão Bonaparte foi derrotado pelo exército britânico e prussiano. A batalha marcou o fim das "Guerras Napoleônicas" entre a França e as demais potências da Europa, que duraram mais de 23 anos.

Morreu neste dia...

2010: José Saramago, escritor português

José de Sousa Saramago foi um escritor português, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1998. Suas obras comumente apresentam perspectivas subversivas sobre eventos históricos, enfatizando o fator humano "teopoético". Mais de 2 milhões de exemplares dos livros de Saramago foram vendidos apenas em Portugal, e o seu trabalho já foi traduzido para mais de 25 idiomas.

19 de junho

Nasceu neste dia...

1944: Chico Buarque, músico brasileiro

Além de músico, Chico Buarque de Holanda é compositor, guitarrista, dramaturgo, escritor e poeta. Ele é conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB) e também pelas letras de suas canções, que frequentemente abordam problemas sociais, econômicos e culturais brasileiros. Foi um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela redemocratização durante a ditadura militar.

20 de junho

1837: Vitória se torna rainha do Reino Unido após a morte de Guilherme IV

O seu reinado durou 63 anos, o segundo mais longo da história do Reino Unido, batizado de “Era Vitoriana”, um período de mudança industrial, cultural, política, científica e militar. Essa fase também ficou marcada pela expansão do Império Britânico.

Vitória se tornou um ícone nacional e modelo de valores rigorosos e moral pessoal. Além disso, nove filhos e 26 dos seus 42 netos se casaram com outros membros da realeza e famílias nobres do continente europeu, o que lhe rendeu o apelido de “avó da Europa”.

21 de junho

2004: Voo inicial da primeira nave espacial construída por uma empresa particular

A SpaceShipOne foi lançada do Deserto de Mojave, na Califórnia, guiada por Mike Melvill, um piloto de testes civil autodidata. A nave atingiu altitude de 100 km, posicionando-se no espaço suborbital.

O objetivo principal do voo da SpaceShipOne era demonstrar que uma nave com financiamento privado poderia ser enviada ao espaço de forma viável, o que significa em outras palavras que os céus estariam a partir de então abertos à exploração comercial.

Nasceu neste dia...

1839: Machado de Assis, escritor brasileiro

É considerado por muitos críticos um dos maiores senão o maior nome da literatura brasileira. Ele foi também jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, além de fundador da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras.

Foi presidente da ABL por mais de 10 anos, instituição que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis. Descendente de africanos, Assis foi testemunha da Abolição da Escravatura e da mudança política brasileira quando a República substituiu o Império.

Morreu neste dia...

1527: Nicolau Maquiavel, historiador e cientista político italiano

Foi um pensador humanista italiano da época do Renascimento. Além de teórico da política e da história, foi poeta e dramaturgo e, por 14 anos, um funcionário da República Florentina — para a qual ele realizou várias missões diplomáticas, especialmente ao papado e à corte francesa.

Durante todos esse tempo, ele observou de perto a mecânica do poder e o jogo das ambições entre as forças concorrentes. Maquiavel é, com Tucídides, um dos fundadores da corrente realista da política internacional. Dois livros importantes garantiram a fama do florentino: "O Príncipe" e "Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio".

22 de junho

1633: Galileu Galilei é forçado a negar a ideia de que o Sol, e não a Terra, é o centro do Universo

Galilei é um dos astrônomos mais famosos da história. Suas descobertas contribuíram decisivamente para a visão do heliocentrismo, além do método científico, em uma época em que a ciência se baseava em uma metodologia aristotélica.

A partir de 1610, Galileu passou a ser perseguido pela Inquisição Católica Romana por defender a ideia de que o Sol era o centro do Universo  e não a Terra. Em 1633, ele foi acusado de heresia, condenado à prisão indefinida, sendo mantido em prisão domiciliar até sua morte, em 1642.

1940: Assinado o armistício entre a França e a Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial

O armistício estabeleceu a ocupação alemã na França, que ficou dividida em duas grandes áreas: uma zona ocupada, sob controle alemão, e outra chamada de “zona livre”, sob o comando do Marechal Philippe Pétain, batizada de França de Vichy.

1941: Adolf Hitler ordena a invasão da União Soviética, sem declaração formal de guerra

O plano de invasão, batizado de “Operação Barbarossa”, foi projetado para alcançar os objetivos ideológicos da Alemanha Nazista de conquistar a União Soviética para que ela pudesse ser repovoada pelos alemães.

As Potências do Eixo também pretendiam aproveitar as reservas de petróleo do Cáucaso e os recursos agrícolas dos territórios soviéticos, além de usar os eslavos, especialmente os poloneses, como força de trabalho escravo.

Nada menos que 4 milhões de soldados alemães foram usados na operação, a maior força de invasão da história das guerras. Inicialmente, as tropas conseguiram grandes vitórias, ocupando grandes áreas da União Soviética, mas a contraofensiva do inverno os fez recuar. O fracasso da operação marcou o início da derrota do terceiro Reich.

23 de junho

1894: Fundação do Comitê Olímpico Internacional

O COI foi criado nesse dia por Pierre de Coubertin, sendo Demetrios Vikelas o seu primeiro presidente. Trata-se de uma organização suíça privada não governamental baseada em Lauseanne, responsável pelos Jogos Olímpicos da Era Moderna. A primeira edição dos Jogos Olímpicos de Verão foi realizada em Atenas, na Grécia, em 1896, e a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno foi realizada em Chamonix, na França, em 1924.

24 de junho

1509: Coroação de Henrique VIII da Inglaterra

É creditada a Henrique VIII a fundação da Igreja Anglicana, resultado da Reforma Inglesa, uma série de eventos ocorridos no século XVI através dos quais a Igreja da Inglaterra rompeu com a autoridade do Papa e a Igreja Romana. Entretanto, Henrique continuou a acreditar nos principais ensinamentos católicos, mesmo após sua excomunhão.

1947: O primeiro relato sobre um OVNI é divulgado por Kenneth Arnold

Foi nesse dia que o piloto particular Kenneth Arnold afirmou ter visto uma fileira de "nove objetos brilhantes" voando acima do Monte Rainier, nos Estados Unidos, a velocidades que ele estimou em pelo 1,9 mil quilômetros por hora.

Diversos outros avistamentos de OVNIs foram relatados nas semanas seguintes, o que marcou, segundo alguns especialistas, o início da Ufologia moderna. Foi nessa época que a imprensa cunhou o termo “disco voador” para descrever um objeto espacial não identificado.

2016: Em referendo histórico, o Reino Unido decide sair da União Europeia

O Brexit, como o evento passou a ser chamado, é o processo de retirada do Reino Unido da União Europeia. O plebiscito dramático dividiu o país, e 51,9% dos eleitores votaram pela saída do organismo europeu. O Reino Unido deverá se retirar oficialmente no dia 29 de março de 2019.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: